Plano de governo de Rose Modesto tem 50 páginas

Entre medidas estão estudo para a redução da carga horária dos servidores para 30 horas por semana

12 AGO 2022Por conjunturaonline05h19

A candidata do União Brasil às eleições para o governo de Mato Grosso do Sul de 2022, Rose Modesto, apresentou o plano de governo ao TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral).

Com 50 páginas, o documento lista uma série de medidas que ela pretende adotar se for eleita governadora. Entre elas, promover estudo sobre a readequação de carga horária para servidores visando à implantação de redução para 30 horas de trabalho em setores específicos da administração estadual, respeitando os limites prudenciais previstos na legislação vigente, ou para a implantação de teletrabalho.

Ainda na área de gestão, pretende instituir fórum de discussão permanente com os principais representantes da população, ONGs, igrejas, escolas, sindicatos e entidades representantes dos setores produtivos, para a elaboração do orçamento estadual.

Entre as propostas da candidata para estimular o desenvolvimento econômico do estado estão a criação de um banco da mulher, para fortalecer o empreendedorismo feminino e apoiar a geração de emprego e renda. Outra iniciativa é o projeto Jovem Produtor, voltado para estimular jovens a ingressarem na vida rural através da implantação de ações voltadas para a divulgação do agronegócio nas escolas da Rede Estadual de Ensino.

Para a educação, Rose Modesto propõe implementar metodologias e ferramentas pedagógicas inovadoras, desenvolvendo práticas educacionais integradas ao ensino híbrido, com novas tecnologias, autogestão da aprendizagem e ensino de robótica, entre outros. Ela pretende, ainda, se eleita, rever a política salarial para professores contratados, promovendo a equidade salarial entre concursados e temporários.

Na educação profissional, ela quer apoiar a implantação de cursos de espanhol em municípios inseridos ao longo da Rota Bioceânica.

Na área de saúde, a candidata propõe a criação de um prontuário único que integre todas as informações por meio do cartão SUS, para otimizar a assistência prestada, a redução de custos e o aprimoramento da qualidade da prestação do serviço à saúde pública. Quer também ainda a criação da Rede Estadual de Transporte Sanitário (RETS) para gerenciar a logística de veículos que transportam pacientes entre municípios do estado.

Outra proposta é promover a telemedicina nos municípios para modernizar e melhorar o atendimento de saúde pública em locais onde a assistência médica é deficitária.

Para a segurança pública, Rose Modesto quer criar uma força-tarefa especial de combate ao crime organizado vinculada à secretaria estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), com bases de comando na capital e núcleos nas principais cidades do estado. Ela projeta ainda fortalecer e ampliar políticas públicas de prevenção e combate à violência contra a mulher, combate à impunidade, bem como intensificar ações de assistências às vítimas e de garantia de direitos com vistas a transformar Mato Grosso do Sul em estado de referência nacional na proteção e direito das mulheres.

Na assistência social, uma de suas propostas é fomentar políticas públicas de combate à fome, com implantação de restaurantes populares e incentivo à agricultura urbana.

Na área esportiva pretende estimular e apoiar o fortalecimento dos clubes como forma de estimular o esporte amador e profissional no estado.

Na habitação, além de ampliar os investimentos estaduais, Rose Modesto quer implantar um polo de tecnologia construtiva de baixo custo que apoie a redução do déficit habitacional e o desenvolvimento da economia regional.

No que se refere ao meio ambiente, a candidata quer apoiar e fortalecer brigadas privadas e comunitárias que atuam no combate a incêndios ambientais e medidas de prevenção ao fogo junto a produtores rurais, comunidades locais e tradicionais. Além disso, quer implantar um programa para mapear os biomas do estado em parceria com universidades nacionais e internacionais e o terceiro setor, visando a criação de medidores de biodiversidade e o fortalecimento a proteção ao Pantanal, ao Cerrado e a Mata Atlântica.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também