Azambuja defende reajuste da tabela SUS e mais repasses aos municípios

Candidato ao Senado afirma que defasagem no financiamento pressiona prefeitos e compromete atendimento em hospitais públicos e filantrópicos

25 SET 2026Por Redação Jota FM10h00
Botão de Compartilhar Facebook

O ex-governador Reinaldo Azambuja, candidato ao Senado pelo PL, defendeu mudanças no financiamento federal da saúde como uma das prioridades de um eventual mandato. Durante entrevista ao Jornal Ronda do MS, ele afirmou que pretende atuar pelo reajuste da tabela SUS e pelo aumento dos repasses destinados aos municípios.

A proposta foi apresentada após pergunta do prefeito de Aparecida do Taboado, José Natan, sobre como melhorar as condições financeiras das cidades para manter os serviços de saúde. Azambuja relacionou o problema à defasagem dos valores pagos pelo Sistema Único de Saúde e à participação da União no financiamento do setor.

“Mas a saúde, o grande desafio nosso chegando ao Senado é reajustar a tabela SUS”, afirmou. Segundo o candidato, os valores pagos pelos procedimentos realizados na rede pública e filantrópica estão defasados.

Azambuja disse que a tabela não recebe correções adequadas há anos. “A tabela SUS está muito defasada e é ela que remunera o serviço prestado por hospitais públicos e filantrópicos”, declarou.

O candidato também defendeu mudanças na participação da União no financiamento da saúde. “A União tirou dinheiro da saúde, ela era responsável por 52% do financiamento da saúde brasileira, hoje é só 40% e empurrou essa diferença para estados e municípios”, afirmou.

Azambuja disse que a situação aumenta a pressão sobre prefeitos e governadores. “Acaba prefeitos como você, governadores também, sendo sufocado pela ausência da União no cofinanciamento da saúde”, declarou ao prefeito de Aparecida do Taboado.

Outra proposta apresentada pelo candidato é o aumento do teto de transferências federais para Mato Grosso do Sul. “Aumentar o teto do Mato Grosso do Sul, nós temos um dos menores tetos de transferência do governo federal, para pôr mais recursos nos municípios”, afirmou.

Azambuja também citou a utilização de tecnologia para ampliar o atendimento em saúde. “A telemedicina, diagnóstico, você sabe que eu construí o Hospital Magid Thomé, aí em Estrela do Oeste, que atende toda essa costa leste”, disse.

Para o candidato, a ampliação dos repasses deve ser acompanhada de investimentos e parcerias com as administrações municipais. “Eu quero ser um senador municipalista, lutando pelas causas que a gente acredita, e tabela SUS é algo importante, financiar através das emendas o serviço de saúde e as parcerias com os municípios”, afirmou.

Assista à entrevista completa:

Deixe seu Comentário

Leia Também