Aprovado fomento à Pesquisa e Inovação na Agricultura em MS

Sessão plenária da ALEMS aprova projetos de lei e presta homenagem em Mato Grosso do Sul

04 ABR 2024Por Christiane Mesquita10h45

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) analisaram e aprovaram, durante a sessão plenária da desta quinta-feira (4), quatro propostas. Em discussão única, foi aprovado o Projeto de Lei 39/2024, de autoria do deputado e 1º secretário da Casa de Leis, Paulo Corrêa (PSDB), que declara de Utilidade Pública Estadual o Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura - Inovagri Centro-Oeste, com sede no município de Chapadão do Sul-MS. A matéria segue à sanção. 

Paulo Corrêa agradeceu os votos favoráveis projeto de sua autoria. "Quero agradecer aos deputados que votaram nesse projeto. O Instituto Inovagri, em Chapadão do Sul, realiza treinamento e capacitação de tecnologias para o Agro, em Mato Grosso do Sul, e consequentemente para o Brasil, pois Chapadão é referência para o País todo", ressaltou o parlamentar. 

Primeira discussão

Aprovado em primeira discussão o Projeto de Lei 46/2024, do deputado Caravina (PSDB), que inclui no Calendário de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul a Festa do Padroeiro São João Batista no Município de Bataguassu. O projeto será analisado pelos parlamentares em segunda discussão. 

Agredecendo os votos favoráveis, o deputado Caravina (PSDB) declarou seu voto. "Quero convidar todos para a maior quermesse do Estado de Mato Grosso do Sul, grande festa todo o mes de junho, todos os sábados, 5 a 7 mil finais de semana, envolve a todos. Que todos os parlamentares possarm prestigiar e dia 24 grande almoço que cultmina no fechamento 

Segunda discussão

Em segunda discussão foram aprovados dois projetos. O Projeto de Lei 15/2024, de autoria do Poder Judiciário, que altera a Lei 3.310, de 14 de dezembro de 2006, que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos do Estado de Mato Grosso do Sul, bem como a Lei 3.687, de 9 de junho de 2009, que trata do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Quadro de Pessoal do Poder Judiciário. A matéria segue à sanção.

Por fim, também em segunda discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 62/2024, do Poder Executivo, que concede benefício de assistência médico-social aos aposentados e aos pensionistas dos órgãos da Administração Direta, das autarquias e das fundações do Poder Executivo Estadual, na forma que especifica. A matéria também segue à sanção.

Moção de Pesar

Em nome da Casa de Leis, foi proposta Moção de Pesar aos familiares da senhora Argemir Holsbach da Costa, mãe do desembargador Nery da Costa Junior, que faleceu no último domingo, 31 de março. Inicialmente proposta pelo deputado Lidio Lopes (Patriota), teve a assinatura e pedido dos deputados Paulo Corrêa (PSDB) e Coronel David (PL) para ser transformada em Moção de Pesar pela Casa de Leis. 

Serviço

As sessões são realizadas no Plenário Deputado Júlio Maia a partir das 9h, e podem ser acompanhadas presencialmente ou pela transmissão ao vivo dos canais oficiais da Casa de Leis:  TV ALEMS no canal 7.2, sinal aberto, canal 9 da Claro NET TV, ou ainda no link TV ALEMS; Rádio ALEMS FM 105.5, sinal aberto, ou no link Rádio ALEMS. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também