Estudantes de Fátima do Sul visitam a ALEMS

Eles conheceram algumas dependências como a Galeria dos Presidentes, na parte inferior do saguão.

16 AGO 2022Por Gabriela Rufino e Aline Kraemer05h40

Aproximadamente 40 estudantes do 1º ao 3º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Vicente Pallotti, do município de Fátima do Sul-MS, visitaram nesta segunda-feira (15), a sede da Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul (ALEMS). A comitiva estava acompanhada pelos professores e a iniciativa da escola integra o Projeto Itinerário Informativo.

Segundo a vice-diretora adjunta da Escola, Vânia Ferreira do Nascimento, o projeto é interdisciplinar e conta com o apoio de vários professores, entre eles, Wagner Cordeiro Chagas, Thifany Jordão Lopes, Luiz Eduardo Vieira, Maria de Lourdes Ferreira, Sidney Rochas e também o inspetor Sales Levino, que se reuniram para trazer os estudantes para Campo Grande. “Muitos não conhecem a cidade e estão aqui pela primeira vez. Aproveitando a oportunidade, passamos em frente a Governadoria, Tribunal de Justiça até chegarmos à ALEMS. O Parque dos Poderes é um local onde muitos ouvem falar, porém poucos tem a condição de conhecer”, disse.

O Projeto Itinerante faz parte do novo Ensino Médio e está sendo desenvolvido pela primeira vez na escola. A proposta é enfatizar aos alunos a importância da política e mostrar como funciona o trabalho dos 24 parlamentares. Os alunos iniciaram a visitação com a equipe do Cerimonial da Casa de Leis. Eles conheceram algumas dependências como a Galeria dos Presidentes, na parte inferior do saguão, e a Galeria dos Deputados, desde a 1ª Legislatura, na parte superior.

O aluno do ensino médio, João Paulo Nunes Vasconcelos, de 16 anos, conta sobre sua paixão pela política e destaca que desde cedo busca estudar cada vez mais para se aprofundar e conhecer mais os seus direitos. “Eu sempre tive um grande prazer por estudar política, procurar ter ciência dos meus direitos, tanto qual, eu estudo Direito Constitucional. Minha família é composta por vários advogados, sendo da área Cível e Previdenciária. Sempre tive esse desejo pela democracia, procurar saber sobre como funciona o Governo, onde que eu posso me encaixar, tanto assim que eu tenho o desejo de lutar, como deputado federal, estadual, vereador pela minha classe, por quem trabalha na roça, por pessoas que vivem neste meio, tanto que estudo, leio bastante e isso me dá uma base política de direito também. Sempre fui criado nesse meio político. Meu falecido avô João Vasconcelos era um grande estudioso e sabia bastante sobre política, pois veio do Nordeste, uma situação bem crítica, e desde pequeno sempre tive aula de política com ele”, explicou o jovem.

Durante a visita, os estudantes foram encaminhados ao Plenário Deputado Júlio Maia, onde o Gerente da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, Ben-Hur Ferreira, o funcionamento da Casa de Leis, os trâmites para a criação, apreciação, discussão e votação de um Projeto de Lei. “O processo começa, por meio do gabinete do deputado, depois para o setor de protocolo para que a checagem de ementa, texto, justificativa, número de processo, número de protocolo. Política é conversar. Não adianta ter uma ideia brilhante e não conversar e é assim que é criado um projeto pelos deputados”, destacou.

O professor Wagner, após cinco anos, retorna à Casa de Leis para uma visita técnica com os alunos. “Sinto-me muito honrado por ter a oportunidade de retornar. Voltar às atividades normais nos traz um alívio, pois podemos apresentar pessoalmente aos nossos estudantes como tudo funciona”.

Por fim, a orientação que o gerente da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet deixou aos estudantes durante a sua fala foi a importância do estudo e capacitação. “Hoje qualquer trabalho que você está fazendo é necessário estudar, se modernizar. Estudar é para sempre”, concluiu Ben-Hur Ferreira. 

Deixe seu Comentário

Leia Também