PL de Jamilson, que incentiva a doação de cabelos às pessoas com câncer, passa pela CCJR

02 JUN 2021Por Mauro Silva (Assessoria de Comunicação)12h11

Por unanimidade, o Projeto de Lei (PL) 108/2021, do deputado Jamilson (sem partido), obteve parecer favorável durante a reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), realizada de forma virtual, nesta quarta-feira (2). A proposta do parlamentar é instituir a Campanha de Conscientização e Incentivo à Doação de Cabelos Corte Solidário, destinada a pessoas com alopecia induzida por quimioterapia.

“Com grande satisfação, acompanhei a reunião da comissão e agradeço aos integrantes o parecer favorável ao meu projeto. Entendo que a minha proposta tem como principal objetivo dar uma melhor qualidade de vida às pessoas que se submetem ao tratamento do câncer e sofrem com os efeitos colaterais, como a queda de cabelo”, disse Jamilson.

“Vamos incentivar a doação, pois, principalmente para as mulheres, cabelo é sinônimo de beleza e ficar sem ele pode causar sequelas psicológicas graves, levando muitas à depressão, problema que já é potencializado com o câncer”, acrescentou.

A reunião da CCJR aconteceu na manhã de hoje, realizada de forma remota, conforme as medidas de biossegurança da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. O presidente da comissão, Gerson Claro (PP), o vice-presidente, Barbosinha (DEM), além dos demais integrantes do grupo, os deputados Evander Vendramini (PP), Eduardo Rocha (MDB), Professor Rinaldo, foram favoráveis ao projeto de Jamilson e não houve votos contrários. Dessa forma, o PL segue para primeira discussão em plenário, previsto para a semana que vem.

Alopecia

Alopecia é a perda de cabelo do couro cabeludo ou outra região do corpo, o que ocorre, também, em pessoas que são submetidas ao tratamento de algum tipo câncer e ficam expostas à quimioterapia ou à radioterapia.

Projeto de Lei

Conforme o PL de Jamilson, fica instituída a Campanha de Conscientização e Incentivo à Doação de Cabelos Corte Solidário, destinada a pessoas com alopecia induzida por quimioterapia, a ser realizada, anualmente, na semana do dia 27 de novembro, que é o Dia Nacional de Combate ao Câncer, com o objetivo de coletar mechas de cabelo para a confecção de perucas.

O projeto prevê que os cabelos arrecadados deverão ter, no mínimo, 15 (quinze) centímetros de comprimento e serão destinados somente à confecção gratuita de perucas para pessoas com alopecia induzida por quimioterapia, ficando vedada qualquer utilização comercial.

Deixe seu Comentário

Leia Também