Ponte entre Terenos e Dois Irmãos do Buriti é interditada por risco de desabamento

Chuvas intensas levam à interdição de ponte em Terenos e colocam rios em nível de emergência

05 FEV 2026 Por Ilze Santos 13h58

A Prefeitura de Terenos determinou, nesta quarta-feira (4), a interdição da ponte que conecta o município a Dois Irmãos do Buriti. A decisão foi tomada após a ocorrência de chuvas intensas e a constatação de risco estrutural, com possibilidade de colapso. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, a ponte de madeira apresenta elevado nível de desgaste, o que motivou a adoção da medida de forma preventiva, com o objetivo de resguardar a segurança da população.

A administração municipal informou ainda que solicitou apoio da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) para a realização de serviços de manutenção e destacou que a interdição tem caráter temporário. Moradores da região relatam que os problemas na estrutura vêm sendo apontados desde dezembro de 2025, quando começaram os pedidos por uma solução definitiva, como a substituição da ponte por uma estrutura de concreto.

A ponte cruza o Rio Aquidauana e faz a ligação entre o Recanto Nuara e as chácaras Bacuri, sendo uma via importante para o deslocamento de moradores da zona rural, especialmente no acesso à rodovia que leva a Aquidauana. Ailton Pereira, que vive na região há 17 anos, afirma que o volume de água das chuvas exerce forte pressão sobre a madeira, aumentando o risco de queda a qualquer momento. Ele alerta para a possibilidade de acidentes graves caso não haja uma intervenção rápida.Outros moradores reforçam que o comprometimento da ponte é antigo e que as chuvas recentes apenas intensificaram os danos já existentes.

Cerca de 700 moradores de Rio Negro estão isolados após as fortes chuvas que atingem o município desde a noite de segunda-feira (2). Diante dos estragos, a prefeitura publicou na tarde desta quarta-feira (4) um decreto que declara Situação de Emergência por 180 dias em áreas urbanas e rurais do município, após o volume de chuva acima da média histórica provocar queda de pontes, destruição de estradas vicinais e interrupção de acessos, deixando comunidades inteiras sem ligação com o restante da cidade.

Na cidade, casas foram invadidas pela água, com perdas de móveis, alimentos e danos estruturais. Já no campo, estradas foram desapareceram com a enxurrada e pontes cederam com a força da correnteza.Em Campo Grande, em pouco mais de 24 horas, três jacarés foram vistos andando em ruas de bairros diferentes da cidade,

O primeiro flagrante aconteceu no Bairro Chácara dos Poderes na noite de segunda-feira (2). A PMA (Polícia Militar Ambiental) fez o resgate do jacaré e o encaminhou para o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), onde ele passou por avaliação. Outros dois foram vistos em outras regiões da cidade. Além disso várias árvores caíram, e pontos de alagamentos foram registrados.

Falando nisso... Dois avisos de evento crítico indicando emergência em decorrência da elevação dos níveis dos rios Taquari e Aquidauana foram emitidos nesta quarta-feira (4). 

Os alertas apontam que os rios estão muito próximos das cotas de inundação, com potencial para provocar danos materiais significativos e riscos à integridade dos ribeirinhos de Coxim e Aquidauana.

As leituras são resultados do monitoramento contínuo realizado a partir das Plataformas de Coleta de Dados (PCDs) instaladas nos dois municípios, sendo os avisos emitidos pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).

Segundo o gerente de Recursos Hídricos do Imasul, Leonardo Sampaio, o cenário exige atenção máxima. "Estamos acompanhando a evolução dos níveis em tempo real. As chuvas persistentes em toda a bacia hidrográfica têm elevado rapidamente as cotas dos rios, o que aumenta o risco de transbordamentos e impactos diretos às áreas mais vulneráveis", destacou.

Rio Taquari 

Segundo leitura da estação hidrometeorológica na manhã desta quarta-feira, o nível do Rio Taquari em Coxim alcançou a cota de 501, considerada nível de emergência e de inundação. O motivo da elevação expressiva está ligado ao grande volume de chuvas registrado desde o último fim de semana em toda a bacia hidrográfica.

A continuidade das precipitações permitiu a invasão das águas em áreas lindeiras ao curso hídrico. Leonardo Sampaio reforça que o

Rio Aquidauana

O "Aviso de Evento Crítico" aponta que o Rio Aquidauana está prestes a atingir a cota de emergência de 730. Segundo a PCD, às 9h o nível registrado era de 697. No entanto, medições realizadas por leiturista de régua da Agência Nacional de Águas (ANA) indicaram que a cota já havia alcançado 706 às 7h, valor significativamente mais elevado.Os dados reforçam a proximidade da cota de inundação e o risco iminente de transbordamento, com impacto direto sobre áreas urbanas e rurais situadas próximas ao rio.

Leia Também