Arthur Basso Stefanello, de 19 anos, morreu na manhã desta segunda-feira (14), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. A morte ocorreu às 7h30 (horário de MS), após cerca de um mês de internação em decorrência de um grave traumatismo craniano sofrido em um acidente em Sidrolândia. O acidente aconteceu em agosto, na Fazenda Volta Grande. Arthur estava na carroceria de uma caminhonete com outros jovens quando o veículo arrancou. Ele perdeu o equilíbrio, caiu e bateu a cabeça contra o chão, ficando desacordado.
Inicialmente, o jovem foi levado ao Hospital Dona Elmíria Silvério Barbosa, em Sidrolândia, e depois transferido para a Santa Casa de Campo Grande. Devido à gravidade do quadro, passou por cirurgia e precisou de novos procedimentos para controlar a pressão intracraniana. No dia 15 de agosto, Arthur foi levado em uma UTI aérea para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde permaneceu sob cuidados especializados. Durante a internação, ficou sedado e intubado e também enfrentou uma pneumonia, que posteriormente foi controlada.
Ao longo do tratamento, houve momentos de melhora que renovaram a esperança da família. A pressão intracraniana chegou a se estabilizar, o edema cerebral apresentou redução e Arthur passou a apresentar reflexos, movimentos e respostas a estímulos após a retirada da sedação. No dia 4 de setembro, ele passou por uma nova cirurgia cerebral para a implantação de uma válvula permanente. O procedimento permitiu a retirada dos drenos e de outros dispositivos utilizados para acompanhar e controlar a pressão dentro do crânio.
Apesar dos procedimentos e dos sinais de evolução registrados durante o tratamento, Arthur não resistiu às complicações provocadas pelo traumatismo craniano e morreu nesta segunda-feira.

AVENIDA DAS FLORES Sidrolândia inicia desapropriação de área avaliada em R$ 3,65 milhões para novo cemitério
SIDROLÂNDIA Moradora será indenizada após encontrar objeto estranho em molho de tomate
COLISÃO Motociclista morre em acidente que provocou fila de 5 km na BR-060
MORTE NO TRÂNSITO Motociclista morre em colisão frontal com ambulância em Terenos