Cláudio Cavol, do Setlog/MS, prestigiou o evento sobre a Rota Bioceânica, em Sidrolândia

Empresário do setor de transporte de cargas no Estado, acredita no desenvolvimento de Sidrolândia e de MS com a implantação. Ouça a entrevista à Rádio Pindorama Jota FM 100,7 MHz

16 OUT 2021Por Mauro Silva20h42

Realizado na manhã deste sábado (16/10), o “Primeiro Encontro de Desenvolvimento e Integração – Sidrolândia: Coração da Rota Bioceânica/RILA”, com a presença de autoridades estaduais, municipais e empresários.

Organizado pela prefeita Vanda Camilo, o evento teve como palestrante o ministro de carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro, principal palestrante do encontro.

O diplomata é coordenador nacional do Grupo de Trabalho para o Brasil, na Coordenação Geral de Assuntos Econômicos da América Latina e Caribe, no Ministério das Relações Exteriores.

O empresário Cláudio Antônio Cavol, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de MS (Setlog/MS), tem boas expectativas sobre o projeto.

“A Rota é muito importante para o nosso estado, muito mais importante para Mato Grosso do Sul do que para o Brasil, apesar de não perder a sua importância no Brasil e é também importante que as cidades que compõem a Rota estejam preparadas e se antecipem a demanda que essa rodovia vai precisar e necessitar. O empresariado aqui de Sidrolândia, juntamente com o ministro, a prefeita, todas as entidades reunidas e lutando pelo mesmo objetivo, tenho certeza que será um sucesso absoluta e trará muito desenvolvimento para Sidrolândia e para o estado”, declarou Cavol.

O Projeto

No ano 2000, o governo Fernando Henrique Cardoso e os dos demais países da América do Sul lançaram a Iniciativa de Integração da Infraestrutura Regional Sul-americana (IIRSA). O propósito era construir uma rede de obras de infraestrutura: hidrovias, portos, interconexões energéticas e de comunicações e corredores rodoviários. Para os proponentes, os maiores desafios a serem vencidos eram ambientais, devido à existência de três grandes “obstáculos”: a Floresta Amazônica, o Pantanal e a Cordilheira dos Andes.

A IIRSA não mais existe como tal, mas suas crias permanecem na agenda das empreiteiras e, logicamente, dos fazedores de políticas públicas – no Executivo e no Congresso. Duas dessas crias são a Hidrovia Paraná Paraguai e a chamada Rota Bioceânica.

O que é a Bioceânica?

A Rota de Integração Latino Americana (RILA), ou Rota Bioceânica, é um corredor rodoviário com extensão de 2.396 quilômetros, que pretende ligar o Oceano Atlântico aos portos de Antofagasta e Iquique, no Chile, passando por Paraguai e Argentina. Segundo seus propagadores, seria uma alternativa ao Porto de Santos (SP), encurtando distância e tempo para as exportações e importações brasileiras entre mercados potenciais na Ásia, Oceania e Costa Oeste dos Estados Unidos. No estado de Mato Grosso do Sul, a rodovia atravessa a parte sul do Pantanal.

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