João Carlos Parkinson de Castro, ministro da carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores, proferiu palestra na manhã deste sábado (16/10), em Sidrolândia, durante o evento “Primeiro Encontro de Desenvolvimento e Integração – Sidrolândia: Coração da Rota Bioceânica/RILA”.
A convite da prefeita, Vanda Camilo, e do secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ademir Osiro, o diplomata, coordenador nacional do Grupo de Trabalho para o Brasil, na Coordenação Geral de Assuntos Econômicos da América Latina e Caribe, no Ministério das Relações Exteriores, explanou o projeto para o público, formado por autoridades estaduais, municipais e empresários locais.
Sidrolândia – por estar no traçado da Rodovia BR-060, inserida no projeto do corredor rodoviário – pode se beneficiar com a atração de grandes empreendimentos industriais – acompanha com atenção a movimentação entre Brasil e Paraguai.
“Estamos envolvendo estruturas produtivas diferentes, regimes aduaneiros diferentes, países que estão divididos por idiomas diferentes, mas que devem se integrar territorialmente, culturalmente e comercialmente. O propósito do Estado é criar essas condições, mas caberá a cada empreendedor local, empresário, identificar a oportunidade e explorá-las, fazer recurso com exploração com essas oportunidades que o Governo Federal está oferecendo. Eu peço que o cidadão sul-mato-grossense tenha um pensamento positivo a respeito das dificuldades que nós estamos enfrentando, seja com a pandemia, economia, não perca a esperança, dias melhores virão”, disse.
O Projeto
No ano 2000, o governo Fernando Henrique Cardoso e os dos demais países da América do Sul lançaram a Iniciativa de Integração da Infraestrutura Regional Sul-americana (IIRSA). O propósito era construir uma rede de obras de infraestrutura: hidrovias, portos, interconexões energéticas e de comunicações e corredores rodoviários. Para os proponentes, os maiores desafios a serem vencidos eram ambientais, devido à existência de três grandes “obstáculos”: a Floresta Amazônica, o Pantanal e a Cordilheira dos Andes.
A IIRSA não mais existe como tal, mas suas crias permanecem na agenda das empreiteiras e, logicamente, dos fazedores de políticas públicas – no Executivo e no Congresso. Duas dessas crias são a Hidrovia Paraná Paraguai e a chamada Rota Bioceânica.
O que é a Bioceânica?
A Rota de Integração Latino Americana (RILA), ou Rota Bioceânica, é um corredor rodoviário com extensão de 2.396 quilômetros, que pretende ligar o Oceano Atlântico aos portos de Antofagasta e Iquique, no Chile, passando por Paraguai e Argentina. Segundo seus propagadores, seria uma alternativa ao Porto de Santos (SP), encurtando distância e tempo para as exportações e importações brasileiras entre mercados potenciais na Ásia, Oceania e Costa Oeste dos Estados Unidos. No estado de Mato Grosso do Sul, a rodovia atravessa a parte sul do Pantanal.
Confira imagens
Ouça a entrevista à Rádio Pindorama Jota FM 100,7 MHz