Clientes são alertados sobre o "golpe do advogado" em Aparecida do Taboado

A presidente da OAB reforça cuidados em entrevista à Rádio Jota FM

22 DEZ 2025 Por Redação Jota FM 99.5 14h54

Clientes e moradores de Aparecida do Taboado estão sendo alertados sobre a recorrência do chamado “golpe do advogado”, prática criminosa que tem feito vítimas no município. Golpe utilizado indevidamente por golpistas, que se passam por profissionais da advocacia para enganar pessoas e obter vantagens financeiras.

Em entrevista, a advogada explicou que os criminosos utilizam imagens, nomes e linguagem jurídica para dar aparência de credibilidade às mensagens, que geralmente são enviadas por aplicativos de mensagens. O objetivo é convencer a vítima a realizar pagamentos ou repassar dados pessoais, sob o pretexto de resolver processos judiciais ou liberar valores.
Diante da situação, a presidente da OAB, dra. Aline, também se manifestou sobre o tema em entrevista à Rádio Jota FM, reforçando a importância de a população estar atenta e desconfiar de contatos suspeitos. Segundo ela, advogados não solicitam pagamentos inesperados por mensagens, especialmente sem contato prévio ou confirmação formal.
A orientação é que, ao receber qualquer mensagem em nome de advogado, o cidadão confirme diretamente com o profissional ou com o escritório, utilizando canais oficiais já conhecidos. Em caso de dúvida ou suspeita de golpe, a recomendação é não efetuar pagamentos, guardar as mensagens e registrar boletim de ocorrência.
A OAB reforça que segue acompanhando os casos e orientando a população, destacando que a prevenção e a informação são as principais formas de combate a esse tipo de crime.

Leia Também