Educação permissiva praticada em casa está 'enlouquecendo' professores

Como a Permissividade em Casa Impacta o Ambiente Escolar

14 JUL 2024Por Redação Ap.Taboado 07h05

Uma docente da rede pública de São Paulo publicou um desabafo nas redes sociais que rapidamente ganhou apoio de centenas de outros educadores. "As crianças não sabem mais o que é regra e o que é autoridade", afirma a professora Rebeca Café, de 29 anos. Segundo ela, a educação permissiva, mal interpretada pelos pais, está transformando a sala de aula em um verdadeiro caos.

Rebeca explicou em um vídeo, que se tornou viral, que a aplicação equivocada da “educação positiva” tem sido um dos principais fatores desse problema. A educação positiva, que promove respeito, diálogo e negociação sem autoritarismo, está sendo mal compreendida e aplicada de forma permissiva, permitindo que as crianças tomem todas as decisões e ignorando a necessidade de limites.

"Está um inferno dar aula para o seu filho. Não dá para negociar com 30 ou 40 crianças ao mesmo tempo. Precisa ter ideia de respeito ao próximo, de igualdade", desabafa a professora. Segundo ela, essa abordagem permissiva em casa está tornando inviável o trabalho dos professores, já que as crianças não seguem regras nem aceitam a autoridade dos docentes, mesmo que de forma respeitosa.

Rebeca exemplifica com uma situação cotidiana: em vez de dizer "João, é hora de almoçar", muitos pais dizem "João, você prefere almoçar com o garfo amarelo ou com o azul?". Essa constante escolha e falta de imposição de regras básicas resultam em crianças que têm dificuldade de viver em sociedade e respeitar normas, como, por exemplo, a hora de terminar o recreio na escola.

Rebeca contou que não se opõe à educação respeitosa e que, inclusive, aplica esses princípios com seu próprio filho em casa. No entanto, ela ressalta que uma interpretação errada desse conceito está criando indivíduos que não entendem a importância das normas e da autoridade. “Só no ‘achismo’, sem o embasamento correto, teremos a permissividade. Em casa, a criança não sabe mais o que é regra e o que é autoridade. Na escola, portanto, não vai entender que existem normas e que os adultos são responsáveis por ela. Vira uma pessoa egocêntrica, que não se desenvolve bem no coletivo e que quer toda a atenção para si. Atrapalha o rendimento dos colegas”, afirma Rebeca.

O desabafo da professora Rebeca Café gerou uma discussão importante sobre a educação das crianças e a necessidade de equilíbrio entre respeito e imposição de limites. Muitos educadores e especialistas destacam que a chave está em aplicar a educação positiva de forma correta, sem cair na permissividade que pode prejudicar tanto o desenvolvimento individual quanto o coletivo.

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