As obras da fábrica de celulose da Arauco, em Inocência, avançam em ritmo acelerado e já atingem aproximadamente 70% de execução. O Projeto Sucuriú é considerado um dos maiores empreendimentos industriais em andamento no Mato Grosso do Sul, com investimento estimado em 4,6 bilhões de dólares.
A previsão é que a fábrica entre em operação no final de 2027, com capacidade para produzir 3,5 milhões de toneladas de celulose de fibra curta por ano. Neste momento, o empreendimento está em uma etapa de intensa montagem industrial, com equipes trabalhando simultaneamente em diferentes áreas da futura unidade.
Na área de manuseio de madeira, que inclui o pátio de toras, pátio de madeira e picador, a construção civil já alcança 87%, enquanto a montagem registra cerca de 15%. Nas caldeiras de força e recuperação, a parte civil ultrapassa 90% de conclusão, e a montagem mecânica se aproxima de 50%.
A linha de fibras, que reúne processos como cozimento, depuração, lavagem e branqueamento, apresenta 95% de avanço na construção civil e aproximadamente 30% na montagem. Entre os equipamentos que fazem parte dessa etapa estão digestores, prensas de lavagem, reatores de oxigênio e torres de branqueamento.
Um dos principais equipamentos já instalados é o balão de vapor da caldeira de recuperação, com 312 toneladas. O equipamento foi transportado da China e instalado a quase 100 metros de altura, em uma operação que utilizou dois guindastes com capacidade de 750 toneladas cada.
Além da fábrica, o Projeto Sucuriú envolve uma ampla estrutura de energia e logística. A unidade deverá ser autossuficiente em geração de energia renovável, com capacidade total superior a 400 megawatts. Cerca de 200 megawatts serão utilizados pela própria fábrica e o excedente deverá ser destinado ao sistema elétrico nacional.
Na área logística, está em construção uma ferrovia de aproximadamente 45 quilômetros, que fará a ligação da fábrica com a Malha Norte, operada pela Rumo. A partir de Inocência, a celulose deverá seguir por mais de mil quilômetros de trilhos até o Porto de Santos, em São Paulo, de onde será destinada à exportação.
O empreendimento também prevê uma linha de transmissão de 91 quilômetros, responsável por conectar a futura unidade ao Sistema Interligado Nacional, em Selvíria. Com o avanço das obras, diferentes equipes trabalham de forma integrada nas áreas de construção civil, montagem mecânica, elétrica e instrumentação.



Projeto Sucuriú avança em Inocência com montagem de grandes equipamentos e estruturas da futura fábrica de celulose.imagem da internet
Santa Fé do Sul (SP) Projeto Olímpico de Matemática recebe visita em Santa Fé do Sul
Paranaiba PM reforça segurança nas eleições
Aparecida do TaboadoAparecida do Taboado Oficina de Pintura
Santa Fé do Sul (SP) Transporte nas Eleições