O vereador Celso Capovilla (PL), usou a tribuna na sessão desta segunda-feira (10), ocasião em expôs a situação enfrentada por pacientes e familiares no Hospital São Mateus, o único hospital do município. Segundo ele, a situação é grave - além da falta de estrutura, há um problema básico e humilhante: a ausência de um banheiro acessível na parte externa da recepção, o que obriga muitos pacientes a urinarem ou vomitarem no chão.
Falta de gestão e demora na conclusão de obras
A denúncia apontada por Capovilla também trouxe à tona a falta de gestão, tanto dos recursos, quanto de pacientes dentro da unidade de saúde. Embora o vereador reconheça que a maioria da direção do hospital esteja tentando dar o seu melhor, ele destacou que a população está cansada de esperar por melhorias que nunca chegam.
"O que os caarapoenses querem é um atendimento mais digno. São seis anos de uma obra inacabada e uma estrutura que não acompanha a demanda da cidade. Enquanto isso, a direção parece mais preocupada em querer que vereadores se retratem por falarem verdades difíceis de engolir do que em resolver os problemas que afetam diretamente a população", afirmou Capovilla.
Garantia de liberdade parlamentar
Com relação ao pedido de retratação, pedido pela direção do hospital, o vereador pontuou que a atuação parlamentar na tribuna está protegida pela Constituição Federal. “No Art. 29, inciso VIII, assegura que vereadores não podem ser responsabilizados (não são imputáveis) por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato. A Lei Orgânica do Município de Caarapó, em seu Art. 17, reafirma essa prerrogativa, garantindo liberdade para os parlamentares denunciarem problemas e cobrarem soluções sem sofrer represálias”, citou.
"Os fatos estão aí para quem quiser ver. O que queremos é que a população tenha o atendimento que merece. E não vamos nos calar diante de problemas que afetam diretamente a vida dos munícipes", concluiu o vereador.
A denúncia repercutiu nas redes sociais e entre moradores do município, que cobram respostas da administração do hospital sobre as condições da unidade de saúde e a conclusão da obra que já se arrasta há seis anos.
Com informações da assesoria de Comunicação da Câmara Municipal de Caarapó/ Vaner Matos

CAARAPO Programa Sorrindo no Campo oferece atendimento odontológico gratuito em Caarapó
CAARAPO Hospital São Mateus se pronuncia sobre demora no atendimento em 1º de novembro
CAARAPO Copa Vale da Esperança define finalistas nas categorias masculina e feminina
CAARAPO Moacir Baratelli anuncia candidatura à presidência da Câmara de Caarapó