Três ministros do Governo Lula cumprem agenda em Mato Grosso do Sul na sexta-feira (14). Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) e Sonia Guajajara (Povos Indígenas) estarão em Dourados, a 251 km de Campo Grande.
Na maior cidade do interior de MS, os três serão recebidos pelo governador Eduardo Riedel (PSDB) e pelo prefeito Marçal Filho (PSDB) para anunciar a construção do terminal de passageiros do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira e autorizar a construção de 581 casas em aldeias indígenas nos municípios de Dourados, Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Laguna Carapã, Maracaju e Tacuru.
De acordo com a prefeitura, o ato com os ministros está agendado para 9h, no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão, o Jorjão, no Jardim Água Boa. Silvio Costa Filho e Sonia Guajajara ficam duas horas na cidade e depois retornam para Brasília.
Já Simone Tebet, segundo a assessoria de Marçal Filho, permanece em Dourados para acompanhar a agenda com Eduardo Riedel no período da tarde, quando será feita a entrega da reforma do Centro de Formação Profissional Professora Evanilde da Costa Silva (no Jardim Água Boa), do campo “Zé Tabela” e lançamento de recapeamento de ruas do Jardim Água Boa e da MS-276, entre Dourados e Deodápolis.
“A presença dos ministros na nossa cidade, muito mais que a conquista de obras importantes, como o terminal de passageiros do aeroporto e das casas para a comunidade indígena, representa a credibilidade do nosso governo, que apesar de pouco mais de dois meses de mandato já conseguiu mostrar seriedade com a coisa pública”, disse o prefeito.
Aeroporto – O novo terminal de passageiros do aeroporto vai custar R$ 39 milhões. A cidade está sem voos comerciais desde maio de 2021, quando o aeroporto foi fechado para construção da nova pista, feita pelo Exército. A obra foi concluída em julho do ano passado, mas a aprovação dos sistemas de pouso e decolagem só terminou em fevereiro de 2025, faltando ainda a homologação final.
“Em pouco mais de dois meses, resolvemos pendências que se arrastavam há anos e conseguimos liberar a pista para pouso e decolagem de aeronaves de grande porte”, explica o prefeito. “Em breve, a Agência Nacional de Aviação Civil vai homologar a pista e elevar a classificação do nosso aeroporto para que as empresas áreas voltem a operar em Dourados com voos diários para os grandes centros do país”, afirmou.
Segundo Marçal Filho, as obras que serão lançadas nesta semana não vão impedir a operação das companhias aéreas, pois o atual terminal será usado enquanto o novo estiver sendo construído.

CAARAPO Programa Sorrindo no Campo oferece atendimento odontológico gratuito em Caarapó
CAARAPO Hospital São Mateus se pronuncia sobre demora no atendimento em 1º de novembro
CAARAPO Copa Vale da Esperança define finalistas nas categorias masculina e feminina
CAARAPO Moacir Baratelli anuncia candidatura à presidência da Câmara de Caarapó