O Consórcio Guaicurus, responsável pelo transporte coletivo de Campo Grande, foi vendido para a HP Mobilidade, empresa que atua no sistema de transporte da região metropolitana de Goiânia.
A negociação foi comunicada oficialmente à Prefeitura nesta terça-feira (21), mas a mudança de controle ainda depende da aprovação do município. Enquanto isso, a operação do serviço permanece sob intervenção da administração municipal.
Segundo a prefeita Adriane Lopes, a autorização para a transferência da concessão só será concedida se a nova controladora apresentar um plano de melhorias para o transporte coletivo. Entre as exigências estão a renovação da frota, a instalação de ar-condicionado nos ônibus e a reforma dos terminais. A prefeitura afirma que a troca de controle não será suficiente caso o serviço continue sem mudanças.
Durante entrevista coletiva, Adriane Lopes afirmou que a nova empresa precisará assumir compromissos para cumprir obrigações previstas no contrato de concessão.
"Não há como recepcionar uma empresa de fora sem propor mudanças. Precisamos que o contrato seja cumprido, com ônibus novo, ar-condicionado e reforma dos terminais."
A prefeita disse que a venda ocorreu durante o processo de intervenção no transporte coletivo. Segundo ela, a comercialização da empresa surgiu como uma alternativa diante da possibilidade de o município decretar a caducidade da concessão por descumprimento contratual.
"Não adianta trocar de donos e continuar com transporte de má qualidade, como acontece há 20 anos. Só será aceito se vier ao encontro das necessidades da população."
A administração municipal informou que a análise técnica da operação continuará antes da manifestação oficial sobre a mudança de controle. O processo de intervenção também segue em andamento para avaliar o cumprimento das obrigações do contrato e a situação da prestação do serviço.
Segundo a prefeitura, a possível venda não altera, neste momento, o funcionamento do transporte coletivo. As linhas continuam operando normalmente, as tarifas permanecem inalteradas e a continuidade do serviço está garantida durante a análise da negociação.
CRISE Santa Casa restringirá pronto-socorro a emergências encaminhadas pela rede pública
POLÍCIA Homem é preso após disparo contra sede da Corregedoria da Polícia Civil em Campo Grande
Evento Festival Internacional da Carne começa nesta sexta com mais de 30 estações gastronômicas
CAMPO GRANDE Adolescente morre após tiro na cabeça durante brincadeira com arma em barbearia