Derramamento de ácido sulfônico em Joinville (SC) causa interrupção do abastecimento de água

Acidente com caminhão de detergentes compromete Estação de Tratamento de Água e coloca cidade em estado de emergência

31 JAN 2024Por Bruna Teixeira08h21

Um acidente envolvendo um caminhão carregado com ácido sulfônico, utilizado na produção de detergentes, resultou em um derramamento no rio Seco, próximo ao Mirante da Serra Dona Francisca, em Joinville (SC), interrompendo o abastecimento de água em grande parte da cidade na manhã desta segunda-feira (29). O veículo perdeu o freio e colidiu com um barranco, liberando a carga no rio.

O motorista do caminhão está em estado estável, em observação, sem previsão de alta. A prefeitura declarou estado de emergência e suspendeu as operações da Estação de Tratamento de Água (ETA) do rio Cubatão, responsável por abastecer 34 bairros, cerca de 75% do consumo da cidade.

Espuma tóxica e interrupção do abastecimento

Imagens registradas no rio Seco, afluente do Cubatão, revelam a formação de uma espessa camada de espuma devido ao derramamento, a ponto de ocultar a água. A área atingida está localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) Serra Dona Francisca. A interrupção da ETA ocorreu às 10h, antes da espuma alcançar o rio Cubatão, evitando a distribuição de água contaminada.

A prefeitura de Joinville retomou a captação e distribuição de água da ETA Cubatão nesta terça-feira (30), menos de um dia após o incidente. A medida foi tomada após análises laboratoriais garantirem a potabilidade da água tratada.

Contaminação e recuperação gradativa

Por ser afluente do rio Cubatão, a água contaminada atingiu a região de captação com uma concentração de ácido sulfônico acima do aceitável, de 0,5 mg/L. Após a suspensão dos serviços, o índice atingiu o pico de 1,09 mg/L às 14h30, diminuindo gradualmente nas horas seguintes.

Na manhã seguinte, os níveis de diluição estavam em 0,3 mg/L às 5h, 0,29 mg/L às 5h30 e 0,33 mg/L às 6h. Com os últimos resultados abaixo do recomendado, a ETA Cubatão foi religada às 11 horas, restabelecendo o abastecimento em 34 bairros.

Monitoramento ambiental e situação de emergência

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina iniciou o monitoramento da região afetada pelo ácido sulfônico para avaliar o dano ambiental. Até o momento, não há informações sobre mortandade de peixes ou animais em decorrência da contaminação.

O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional reconheceu a situação de emergência decretada pelo município, permitindo a implementação de ações para mitigar os impactos da contaminação causada pelo extravasamento do produto perigoso transportado por via rodoviária.

Clique aqui para assistir o vídeo de um motorista, no momento do acidente.
 

 

CRÉDITOS DA MATÉRIA: AGÊNCIA BRASIL E  OECO.ORG

CRÉDITOS DO VÍDEO: HOJE PELO MUNDO


                    

Deixe seu Comentário

Leia Também