Sanesul e PMA participam de mutirão de limpeza do rio Aquidauana

Instituições públicas de Aquidauana se mobilizam para despoluir trecho do rio em comemoração ao Dia Mundial da Água.

20 MAR 2024Por nrodrigues07h10

Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), PMA (Polícia Militar Ambiental) e outras instituições públicas de Aquidauana farão no próximo sábado (23) uma ação que visa chamar a atenção para a conservação: uma limpeza no rio Aquidauana, em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março.

A iniciativa tem como objetivo a retirada de resíduos sólidos do leito do rio, dando a esse lixo dali coletado a devida destinação. A ação recebe o nome 'Despoluição do rio Aquidauana' e é organizada pelo pelo 2º Pelotão da PMA, que dará todo suporte e segurança ao evento - que começa bem cedo, às 5h.

O grupo que fará a ação atuará por 19 km no leito do rio, compreendendo o trecho entre a foz do rio Taquarussu até o empreendimento Pesqueiro Toca da Onça. A limpeza será realizada por terra às margens do rio Aquidauana e via fluvial, 40 embarcações serão utilizadas, onde todos os envolvidos estarão devidamente equipados (EPIs e Coletes Salva-Vidas).

Todo material localizado será recolhido e depositado no pátio do quartel da PMA de Aquidauana, e posteriormente será retirado pela Prefeitura Municipal.

Portal do Pantanal

Aquidauana é considerada o Portal do Pantanal, servindo como ponto de entrada e saída dessa região tão importante para Mato Grosso do Sul. Apesar de haver coleta seletiva, é comum ver resíduos sólidos espalhados, principalmente às margens do rio que dá nome à cidade. Segundo a PMA, infelizmente o acúmulo de lixo é registrado diariamente pelas equipes de fiscalização e, quase sempre os autores acabam impunes por falta de constatação da autoria.

O acúmulo de resíduos pode ocasionar a proliferação de vetores e com isso gerar problemas de saúde ocasionando algumas doenças tais como: a dengue, a zika, a chikungunya; a febre amarela, a raiva, a leptospirose, a febre bubônica, a criptococose e a Salmonelose.

Os danos à biodiversidade resultam também em danos para a economia, pois afetam negativamente atividades de pesca, turismo, transporte e locomoção. O lixo descartado de forma inadequada ameaça a biodiversidade, a economia e a saúde humana. Por isso os mutirões de limpeza são importantes para combater o problema.  

Serviço

Ação: Despoluição do rio Aquidauana
Local: trecho compreendido entre a barra do rio Taquarussu e o pesqueiro Toca da Onça
Data: 23 de março de 2024
Horário: das 5h às 10h

Comunicação Sanesul

Deixe seu Comentário

Leia Também