ALEMS destaca inovação e tecnologia no trânsito de MS no lançamento da nova CNH

O modelo é confeccionado com uma tinta que brilha no escuro, holograma e impressão reativa a luz ultravioleta, dificultando falsificações, e passa a ser aceito em todos os países que assinaram a convenção de Viena.

01 JUN 2022Por Christiane Mesquita12h36

O deputado e presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), Paulo Corrêa (PSDB), participou da solenidade de lançamento do novo modelo de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no auditório do Bioparque Pantanal. A inovação e a tecnologia possibilitaram a escolha do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) para emissão do documento a partir desta quarta-feira (1º), conforme Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, participou do evento, entre outras autoridades. 

Paulo Corrêa elogiou a administração do Detran-MS.  “Queria agradecer o convite que me foi feito por um engenheiro para estar aqui. Temos orgulho em ter um engenheiro com especialização em trânsito, na Alemanha, chefiando o trânsito de Mato grosso do Sul, é por isso que dá certo. Temos muito orgulho em sermos vanguarda, Rudel Trindade conseguiu implantar inovações com rapidez e precisão. Acredito que temos essa nova CNH nos permitirá economia e versatilidade, podendo ser usada em vários lugares do mundo. O Governo Federal escolheu as primeiras 40 novas CNHs digitais a serem feitas aqui. Parabenizo pela escolha, e quanto ao projeto de lei de Cadastro Positivo, o que precisar de legislação, a Assembleia Legislativa está à disposição”, reiterou o presidente da ALEMS.

O diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, falou sobre a modernização no departamento. “A gente conseguiu acompanhar as mudanças, você não chega aqui sozinho, nem por acaso, tem que sonhar, achar que o sonho é possível e esse tipo de sonhos, nós temos aqui, no Estado. Hoje, com certeza, esse evento coroa o que é o Detran, e não é por acaso que a gente está sendo lançado aqui a nova CNH. Muito orgulho, alegria e satisfação, a gente tem capacidade, é por isso que estamos fazendo isso. Não pararemos aí, estamos elaborando a minuta do projeto de lei sobre o cadastro positivo para conceder descontos aos cidadãos, o caminho é desonerar o cidadão na área do transito, precisamos fazer disso uma realidade, porque muita gente precisa”, destacou.

Bruno Eustáquio elogiou as parcerias público e privadas na Infraestrutura

Bruno Eustáquio, secretário Executivo do Ministério da Infraestrutura, Bruno Eustáquio, considera a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) um resgate da cidadania. “Nos últimos três anos a transformação no projeto só foi possível com infraestrutura e parceria, pois sem isso não conseguiríamos avançar sozinhos. Sejam parceiros públicos ou parceiros privados, o Ministério da Infraestrutura deve fazer isso pela sociedade. Infraestrutura é tecnologia, e a nova CNH está disponível para todos no Brasil, um resgate da cidadania, documento único, e aqueles que foram contemplados aqui com isso, representam as pessoas que movem essa categoria”, relatou.

Inovação

O modelo é confeccionado com uma tinta que brilha no escuro, holograma e impressão reativa a luz ultravioleta, dificultando falsificações, e passa a ser aceito em todos os países que assinaram a convenção de Viena, dispondo da identificação das categorias com equivalência internacional. Suas cores predominantes são verde e amarelo, e no quadro de observações constam as restrições médicas e a atividade remunerada do condutor, se exercida. Também será permitida na nova versão do documento a inclusão do nome social e também fii incorporado o código utilizado nos passaportes, para permitir o embarque em terminais de autoatendimento nos aeroportos.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também