O Dia do Pedagogo é comemorado anualmente em 20 de maio no Brasil e presta homenagem aos profissionais dedicados à educação, à formação humana e ao desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem. A data reforça a importância do pedagogo na construção do conhecimento e na transformação da sociedade por meio da educação.
Embora muitas pessoas associem o pedagogo apenas ao ambiente escolar, sua atuação vai muito além da sala de aula. Esses profissionais trabalham em áreas como educação infantil, ensino fundamental, coordenação e gestão escolar, orientação educacional, educação especial e inclusiva, além de empresas, hospitais, organizações sociais e instituições culturais.
Entre as principais funções do pedagogo estão o estudo de métodos de ensino, o acompanhamento dos processos educativos e a criação de estratégias para melhorar a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos.
A Pedagogia também exerce papel fundamental na formação cidadã, estimulando o pensamento crítico, os valores éticos, a criatividade e as habilidades socioemocionais. Por meio do trabalho pedagógico, a educação se fortalece como uma ferramenta de transformação social e inclusão.
A comemoração foi instituída oficialmente pela Lei nº 13.083, de 8 de janeiro de 2015, ampliando o reconhecimento da relevância desses profissionais em diferentes setores da sociedade.
Frases de educadores e líderes também costumam marcar a data, como a célebre reflexão de Nelson Mandela: “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.
O educador Paulo Freire, referência mundial na educação, também destacou a importância do ensino como prática de liberdade e transformação social.

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo" (Nelson Mandela)Callendarr
ALEMSLia Nogueira lança campanha à reeleição com marca de presença e entregas
CapacitaçãoMPMS realizou curso avançado de investigação financeira e patrimonial
TRAGÉDIA NA RODOVIAAcidente grave deixa quatro mortos e seis feridos na BR-163
Assembleia LegislativaProjeto cria pontuação extra para proteção às mulheres