As agências da Caixa Econômica Federal em Mato Grosso do Sul devem entrar em greve por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira (10). A paralisação foi aprovada pelos trabalhadores após a rejeição da proposta de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
A decisão foi tomada em assembleia realizada nos dias 3 e 4 de setembro. Segundo o Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região, 87,59% dos participantes rejeitaram a proposta apresentada pela Caixa, enquanto a greve recebeu 47,49% dos votos.
O sindicato publicou na terça-feira (8) o comunicado oficial sobre a paralisação, seguindo as regras previstas na Lei Federal nº 7.783/1989, que regulamenta o direito de greve.
Nesta quarta-feira (9), a entidade realiza uma plenária presencial com empregados e empregadas da Caixa para definir os últimos encaminhamentos antes do início da mobilização. A reunião está prevista para as 18h, na sede do sindicato, na Rua Barão do Rio Branco, em Campo Grande.
Negociações ainda não chegaram a acordo
As negociações entre os bancários e a Caixa começaram em janeiro, mas permanecem divergências em pontos considerados prioritários pela categoria.
Entre as principais questões está a sustentabilidade do plano de saúde dos empregados, além da política de reajuste salarial.
A proposta apresentada prevê reposição pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), acrescida de ganho real de 0,6%. O percentual foi considerado insuficiente pelos trabalhadores.
Sindicato também critica fechamento de agências
Outro ponto destacado pela entidade é o avanço da digitalização dos serviços bancários. Para o sindicato, a expansão das operações digitais está relacionada ao fechamento de agências físicas e à redução de postos de trabalho.
A entidade afirma que as mudanças na estrutura de atendimento têm provocado impactos sobre trabalhadores e usuários que ainda dependem do atendimento presencial.
Clientes são orientados a antecipar atendimento
Diante da previsão de paralisação, o Sindicato dos Bancários orienta os clientes a anteciparem nesta quarta-feira (9) as operações que dependam de atendimento presencial nas agências.
A partir de quinta-feira (10), a previsão é de adesão das agências da Caixa em Mato Grosso do Sul ao movimento grevista.
Durante a paralisação, os clientes poderão utilizar os canais digitais e eletrônicos da Caixa para os serviços que estiverem disponíveis nessas plataformas.

Todas as agências da Caixa em MS paralizam nesta quinta-feira (10)Divulgação
EconomiaBeto Pereira se destaca entre grandes fortunas do Brasil
JustiçaOAB-MS apoia afastamento cautelar de Alexandre de Moraes
Campo GrandePrefeitura e Estado iniciam obra viária de R$ 2,4 milhões
EducaçãoAlfabetização avança e destaca investimentos de Riedel