Irrigação ganha espaço em MS diante de instabilidade climática e amplia produtividade agrícola

Evento em Maracaju reúne produtores, governo e empresas para demonstrar tecnologias do milho safrinha irrigado e discutir efeitos das mudanças climáticas sobre a produção agrícola sul-mato-grossense

17 MAI 2026Por Redação Jota FM06h15
Botão de Compartilhar Facebook

As mudanças climáticas têm provocado irregularidades no regime de chuvas em Mato Grosso do Sul, alterando a distribuição das precipitações ao longo do ano. Esse cenário tem impactado o planejamento das lavouras e impulsionado a adoção de sistemas de irrigação como alternativa produtiva. Em Maracaju, produtores e instituições do setor agrícola discutiram essas mudanças durante um dia de campo.

O encontro ocorreu na Fazenda Real, a cerca de seis quilômetros do centro do município, em uma área total de 700 hectares, dos quais 580 são destinados ao cultivo de milho. O evento reuniu produtores, técnicos e representantes de instituições do setor. A programação contou com apoio de entidades ligadas à pesquisa e ao desenvolvimento rural.

O anfitrião do encontro foi o produtor rural Luiz Carlos Roos, que também preside a Associação dos Irrigantes de Mato Grosso do Sul. Na propriedade, ele mantém um projeto de irrigação com cinco pivôs centrais, sendo dois já implantados em aproximadamente 260 hectares. Segundo ele, a irrigação altera o desempenho das lavouras, com aumento de produtividade em diferentes culturas.

Na comparação apresentada pelo produtor, a soja no sistema de sequeiro alcança cerca de 60 sacas por hectare. Com irrigação, o rendimento chega a 85 sacas por hectare. No caso do milho, o salto produtivo varia de 110 para até 160 sacas por hectare sob irrigação.

Durante o evento, o secretário adjunto da Semadesc, Alex Melotto, destacou a relação entre conhecimento técnico e desempenho das lavouras. Ele afirmou que a difusão de tecnologias é determinante para decisões mais eficientes no campo. Segundo ele, o período é estratégico para planejamento da próxima safra e adoção de novas práticas produtivas.

Mais de 80 variedades de milho foram apresentadas ao longo do dia de campo. As amostras incluem materiais genéticos adaptados a diferentes condições de solo e clima, além de resistência a pragas. A iniciativa teve participação de aproximadamente 300 produtores e profissionais do setor agrícola.

Representantes do poder público municipal também acompanharam a programação. O prefeito de Maracaju destacou a estrutura produtiva local e a presença de instituições de pesquisa no município. Ele citou a atuação de centros como a MS Integração e a Fundação MS no desenvolvimento de tecnologias aplicadas ao campo.

No Estado, o Programa Estadual de Irrigação, chamado MS Irriga, foi lançado em 2024 como estratégia de expansão da área irrigada. O objetivo é ampliar a diversificação da produção e elevar a produtividade agrícola. Dados recentes apontam 320.304 hectares irrigados em Mato Grosso do Sul, quase o triplo registrado há duas décadas, quando eram cerca de 120 mil hectares. Ainda assim, há potencial estimado de 4,7 milhões de hectares passíveis de irrigação no Estado.

Deixe seu Comentário

Leia Também