Programa Juventude Plena é lançado em presença de 2,4 mil jovens

Evento reuniu estudantes dos 79 municípios e apresentou ações voltadas à formação, participação social e qualificação de jovens

30 MAI 2026Por Redação Jota FM06h30
Botão de Compartilhar Facebook

O Governo de Mato Grosso do Sul lançou nesta sexta-feira (29) o Programa Juventude Plena em um evento que reuniu cerca de 2,4 mil estudantes no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. A atividade concentrou representantes dos 79 municípios do Estado e marcou uma mobilização voltada à participação juvenil em políticas públicas.

Participaram do encontro alunos da Rede Estadual de Ensino, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), do Instituto Mirim, do CIEE e de grêmios estudantis de diferentes regiões. A programação reuniu ações de saúde mental, educação, qualificação profissional, cidadania, tecnologia e enfrentamento de desigualdades, além de atividades culturais.

O evento também apresentou iniciativas como o Circuito Avança Juventude, que percorreu regiões do Estado e reuniu mais de 6 mil jovens em etapas anteriores. As discussões resultaram em cerca de 200 propostas incorporadas ao processo de atualização do Plano Estadual da Juventude.

Representantes do governo destacaram que o programa busca integrar políticas públicas e ampliar o acesso dos jovens a oportunidades de formação e inserção no mercado de trabalho. A proposta também prevê ações intersetoriais envolvendo áreas como educação, saúde, cultura, inovação e desenvolvimento social.

Durante o encontro, estudantes participaram de atividades interativas, rodas de conversa e apresentações culturais, com destaque para manifestações como breaking, batalhas de rima e grafismo indígena. Também foram ofertados serviços como emissão da Carteira de Identidade Nacional, vacinação e orientação profissional.

Autoridades estaduais afirmaram que o programa foi construído a partir de escuta direta das juventudes em diferentes territórios. A iniciativa inclui projetos como Trilha Qualifica Juventude, Conectando Gerações e Painel da Infância e Juventude, voltados à formulação de políticas baseadas em dados e experiências locais.

Deixe seu Comentário

Leia Também