Prorrogação de calamidade pública em Coronel Sapucaia recebe parecer favorável da CCJR

Confira as demais matérias relatadas pelos deputados Gerson Claro (PP), Barbosinha (DEM), Eduardo Rocha (MDB), Professor Rinaldo (PSDB) e Evander Vendramini (PP)

29 SET 2021Por Heloíse Gimenes09h14

Na reunião remota da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) desta quarta-feira (29), foi aprovado parecer favorável ao Projeto de Decreto Legislativo 50/2021, de autoria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), que prorroga a ocorrência do estado de calamidade pública no município de Coronel Sapucaia, em decorrência da pandemia causada pelo coronavírus, com efeitos até 31 de dezembro de 2021.

O reconhecimento do estado de calamidade pública possibilita aos gestores municipais a destinação de recursos para atender às demandas emergenciais durante a pandemia sem descumprirem a Lei Complementar 101/2000, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Isso é fundamental aos municípios em momento de crise.

Confira as demais matérias relatadas pelos deputados Gerson Claro (PP), Barbosinha (DEM), Eduardo Rocha (MDB), Professor Rinaldo (PSDB) e Evander Vendramini (PP).

Pareceres favoráveis

Projeto de Lei 258/2021, do deputado Marcio Fernandes (MDB), institui o Dia Estadual do Repórter Fotográfico - Valdenir Rezende. A data será comemorada anualmente em 2 de setembro, com a realização de eventos culturais e educativos, em alusão à profissão, inclusive com homenagens aos profissionais da área.

De autoria do Poder Judiciário, o Projeto de Lei 265/2021 revoga a Lei 3.138, de 20 de dezembro de 2005, que trata sobre o credenciamento de peritos para atuar nos feitos criminais e fixação de valores a serem pagos a título de retribuição pecuniária a esses profissionais.

Do deputado João Henrique (PL), o Projeto de Lei 269/2021 declara de Utilidade Pública a Sociedade de Proteção Animal Abrigo dos Bichos, localizada em Campo Grande.

Projeto de Lei 270/2021, do deputado Marçal Filho (PSDB), institui, no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul, a campanha ‘Setembro Verde’, a ser realizada, anualmente, do dia 1º ao dia 30 de setembro, para conscientização sobre a importância da doação de órgãos.

Projetos de Resolução 40/2021, 41/2021, 42/2021, 43/2021, 44/2021 e 45/2021 concedem Títulos de Cidadão Sul-Mato-Grossense.

Pareceres contrários

De autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB), o Projeto de Lei 218/2021, que impõe restrições para comercialização de produtos de uso odontológico profissional, em todo o Estado, foi arquivado, pois todos os membros da CCJR aprovaram o parecer contrário à tramitação.

Por ser atribuição do Sistema Único de Saúde (SUS), foi considerado inapto à tramitação o Projeto de Lei 259/2021, do deputado Lucas de Lima (Solidariedade), que autoriza a distribuição e aplicação do Etnogestrel pela rede estadual de saúde pública.

Do deputado Capitão Contar (PSL), o Projeto de Lei 63/2021, que dispõe sobre a divulgação pública e ampla das informações relativas aos valores das transferências realizadas pelo Governo Federal e suas aplicações pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, no combate ao novo coronavírus, foi considerado inconstitucional pela comissão.

Por invadir competência exclusiva da União, foi arquivado o  Projeto de Lei 261/2021, do deputado João Henrique, que concede benefícios às doadoras voluntárias de leite materno. Assim como o Projeto de Lei 250/2021, que proíbe, na triagem clínica do doador de sangue, de qualquer tipo de exclusão ou preconceito pela etnia, cor, gênero, orientação sexual ou qualquer outro pretexto discriminatório.

Deixe seu Comentário

Leia Também