A APAE de Ivinhema realiza, entre os dias 21 e 28 de agosto de 2026, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, com uma programação voltada à conscientização, inclusão, valorização das diferenças e participação da comunidade.
O tema da campanha deste ano é “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”, reforçando a importância de ampliar o espaço, o respeito e as oportunidades para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
A programação foi destaque na Entrevista do Dia do Jornal Ronda da Cidade – Regional, da JOTA FM, realizada na manhã desta quarta-feira (19), às 7h30. A diretora da APAE de Ivinhema participou da entrevista e conversou com a equipe da emissora sobre a importância da semana, o trabalho desenvolvido pela instituição, a participação das famílias e os desafios relacionados à inclusão.
Durante a entrevista, também foi ressaltado que a inclusão vai além da acessibilidade física. O objetivo da mobilização é estimular a sociedade a refletir sobre respeito, acessibilidade, oportunidades, autonomia e participação das pessoas com deficiência.
A APAE também destaca a importância da participação da comunidade nas atividades programadas, como forma de conhecer mais de perto o trabalho desenvolvido pela instituição e fortalecer a rede de apoio às pessoas atendidas e suas famílias.
Programação começa nesta quinta-feira
Antes mesmo do início oficial da Semana Nacional, a APAE de Ivinhema realiza nesta quinta-feira (20) uma abertura especial durante a Feira da Lua, a partir das 17h, com apresentação cultural e barraca de doces.
A programação segue até o dia 28 de agosto, com atividades envolvendo estudantes, famílias, comunidade, instituições, órgãos públicos e parceiros.
Confira a programação completa
20 DE AGOSTO — QUINTA-FEIRA
17h: Abertura na Feira da Lua, com apresentação cultural e barraca de doces.
21 DE AGOSTO — SEXTA-FEIRA
7h: Entrevista na rádio Massa FM.
10h30: Entrevista na rádio Itapoã FM.
15h: Culto ecumênico na APAE, destinado à comunidade escolar.
24 DE AGOSTO — SEGUNDA-FEIRA
Matutino e vespertino: Sessão de cinema.
17h30: Participação na Tribuna da Câmara Municipal.
25 DE AGOSTO — TERÇA-FEIRA
10h: Roda de Leitura, com o Sicoob, para alunos do 3º, 4º e 5º ano.
13h: Encontro com as mães, com o tema empoderamento feminino.
15h30: Roda de Leitura, com o Sicoob, para alunos do 2º, 3º e 4º ano.
26 DE AGOSTO — QUARTA-FEIRA
13h: Atividades recreativas com o público externo, envolvendo CARCA e/ou CEDECA, além do Dia da Beleza, com Camila Almagro e equipe.
27 DE AGOSTO — QUINTA-FEIRA
7h30: Palestra Lei Lucas, com participação do Corpo de Bombeiros.
28 DE AGOSTO — SEXTA-FEIRA
18h30: Festa da Diversidade, com apresentações culturais e praça de alimentação.
Inclusão envolve toda a comunidade
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla busca aproximar a sociedade da realidade vivenciada pelas pessoas com deficiência e suas famílias, fortalecendo a compreensão de que a inclusão depende da participação de todos.
Para a APAE de Ivinhema, a mobilização é também uma oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido diariamente pela instituição e valorizar as conquistas das pessoas atendidas.
A campanha reforça a mensagem de que incluir é respeitar e valorizar é transformar.
A JOTA FM acompanha a programação e reforça o convite para que a comunidade de Ivinhema participe das atividades entre os dias 20 e 28 de agosto.
APAE de Ivinhema e JOTA FM: juntos pela inclusão, pelo respeito e pela valorização da pessoa com deficiência.

MERCADO DE TRABALHO Atvos realiza mutirões de emprego em três cidades de MS
TRIBUNAL STJ nega pedido de Juliano Ferro em processo por ameaça ao deputado Renato Câmara
NOVA ALVORADA DO SUL Falta de energia causa perda de quase mil litros de leite em assentamento de MS
NA ALEMS Buracos na BR-376 entre Ivinhema e Deodápolis motivam pedido urgente de recapeamento