A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram, nesta quarta-feira (18), a Operação Iscariotes para investigar uma organização criminosa. O grupo é suspeito de atuar com contrabando, descaminho e lavagem de dinheiro. A apuração também aponta envolvimento de agentes de segurança pública no esquema.
As investigações indicam que a organização operava de forma estruturada. O foco era a entrada irregular de eletrônicos de alto valor no país. Os produtos eram distribuídos em Campo Grande e em outros estados.
Policiais estiveram no Camelódromo de Campo Grande onde cumpriram mandados de busca e apreensão. Quatro boxes foram lacrados e celulares foram apreendidos.
Também foram determinadas medidas como bloqueio de bens e afastamento de funções públicas. O valor dos bens bloqueados chega a cerca de R$ 40 milhões.
Segundo a apuração, as mercadorias chegavam sem documentação fiscal. O grupo não realizava a regularização junto aos órgãos aduaneiros. Parte da carga era fracionada para dificultar a fiscalização.
Os investigadores identificaram o uso de veículos adaptados para transporte ilegal. Compartimentos ocultos eram utilizados para esconder os produtos. A logística permitia circulação das mercadorias em diferentes rotas.
A investigação aponta ainda práticas de ocultação de recursos financeiros. O grupo teria adotado estratégias para dissimular a origem do dinheiro obtido. As condutas incluem indícios de lavagem de capitais.
Outro ponto apurado é a participação de agentes públicos no esquema. Servidores ativos e aposentados são suspeitos de colaborar com a organização. Eles teriam acessado informações sigilosas e auxiliado no transporte de mercadorias.
Durante a apuração, foram registrados flagrantes envolvendo integrantes do grupo. Entre os casos, há suspeitas de atuação direta de policiais. Os fatos estão sob análise das autoridades.
As ações ocorreram em cidades de Mato Grosso do Sul e de Minas Gerais. Foram mobilizados mais de 200 policiais para cumprir ordens judiciais. A operação contou com apoio de órgãos de segurança e corregedorias.
As investigações continuam para identificar outros envolvidos. A Polícia Federal busca aprofundar a análise das provas coletadas. O objetivo é esclarecer toda a estrutura e o funcionamento do grupo criminoso.
Santa fé do Sul Justiça de Santa Fé do Sul condena mulher por furto de cartão bancário de idoso
embriaguez ao volante Motorista é preso após teste apontar álcool acima do limite em Glória de Dourados
Aparecida do Taboado Homem invade duas casas, tenta furtar objetos e acaba preso em flagrante
Nova Andradina Homem é baleado na cabeça em praça e fica em estado grave