Uma fiscalização da Operação Vem Diesel II identificou irregularidades em uma revenda de gás em Campo Grande nesta quinta-feira (9). A ação foi realizada por equipes do Procon Mato Grosso do Sul, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e da Polícia Federal. O alvo foi um estabelecimento no bairro Carandá Bosque.
Os fiscais constataram que o certificado do Corpo de Bombeiros estava vencido. O alvará de localização e funcionamento também apresentava irregularidade. Ambos estavam em processo de regularização no momento da vistoria.
A equipe identificou transporte irregular de botijões de gás. O estabelecimento não mantinha quadro com os preços visíveis ao consumidor. A ausência de balança para conferência de peso também foi verificada.
Os agentes apontaram que não havia profissional capacitado para operar equipamento de pesagem. A exigência é obrigatória quando o consumidor solicita a verificação. A falha caracteriza descumprimento de normas do setor.
A ANP coletou dados sobre os preços praticados pelo estabelecimento. As informações consideram as três últimas aquisições junto à distribuidora. O material será submetido à análise técnica da agência.
A fiscalização resultou na emissão de um auto de infração pela ANP. O prazo para defesa é de 15 dias. O Procon também lavrou auto de constatação, com 20 dias para recurso.
A operação ocorre de forma simultânea em todo o país. Ao todo, 55 empresas são fiscalizadas em 24 cidades de 15 estados e no Distrito Federal. A ação é coordenada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ANP e Polícia Federal.
A força-tarefa busca identificar práticas que prejudiquem o consumidor. Entre os focos estão aumento irregular de preços e combinação entre empresas. Casos com indícios de crime podem ser encaminhados para investigação da Polícia Federal.
Santa fé do Sul Justiça de Santa Fé do Sul condena mulher por furto de cartão bancário de idoso
embriaguez ao volante Motorista é preso após teste apontar álcool acima do limite em Glória de Dourados
Aparecida do Taboado Homem invade duas casas, tenta furtar objetos e acaba preso em flagrante
Nova Andradina Homem é baleado na cabeça em praça e fica em estado grave