Balanço:Com grade diversificada, TV ALEMS fez 541 transmissões no primeiro semestre

15 JUL 2021Por Osvaldo Júnior17h00

Com o isolamento social, a importância da internet se intensificou e uma de suas ferramentas, o YouTube, tornou-se fundamental para veiculação de conteúdos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), contribuindo para a maior transparência das atividades parlamentares. No primeiro semestre deste ano, a TV ALEMS realizou 541 transmissões por meio de seu canal no YouTube: foram postados 411 vídeos e transmitidas 130 lives. Esses números se relacionam a uma grade de 51 programas, produzidos pelos jornalistas da ALEMS e por parceiros diversos.

Os programas discutem e aprofundam temas de interesse dos cidadãos sul-mato-grossenses, por meio de análises, apresentação de dados, informações diversas e entrevistas com especialistas. Foram tratados, na programação da TV ALEMS, questões como clima, meio ambiente, moradia, cultura, literatura, direitos humanos, ações dos parlamentares, economia, habitação, segurança pública, entre outros assuntos.

Além dos programas gravados, a TV ALEMS realizou 130 lives. De janeiro a junho, foram transmitidos ao vivo pelo canal da TV ALEMS no YouTube 53 sessões plenárias, 51 edições do programa Primeira Discussão, 18 reuniões da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), quatro seminários, duas sessões solenes, duas lives referentes à campanha Maio Laranja, um debate e uma audiência pública.

O gerente de Rádio e TV da ALEMS, Maurício Picarelli, considera a transmissão pela internet uma forma importante de assegurar à população o acesso às atividades legislativas e a outros temas de relevância social. “A TV Alems mantém, desde 2014, sua presença também no YouTube. É uma forma de garantir o acesso pela sociedade às ações institucionais e parlamentares. A transmissão de sessões eventos online garantem ainda mais repercussão às atividades da Casa”, afirmou Picarelli.

O gerente informou que, o canal hospeda, além das ações estritamente parlamentares, programas feitos pela TV Assembleia e que muitas vezes contam com a participação dos deputados. Ele destaca os programas Jornal Parlamentar e o Primeira Discussão. “Este último é transmitido ao vivo, o que gera repercussão quando projetos de interesse coletivo estão em pauta”, disse.

Desde sua criação, o canal da TV ALEMS contabiliza 4.386 inscritos, que são informados de praticamente todas as novas publicações, além de 13.589 visualizações nos últimos 28 dias. “A plataforma deverá crescer ainda mais nos próximos anos, até porque hoje está presente não apenas nos computadores, mas em celulares e TV's conectadas a internet. Com a contínua colaboração entre a TV, responsável pelo canal, e os parlamentares, certamente, mais e mais visualizações serão registradas, ampliando o alcance da atividade parlamentar”, comentou o gerente.

Para acessar a TV ALEMS e conferir toda programação, clique aqui e para conferir os vídeos no canal da Assembleia no YouTube, clique aqui.

Deixe seu Comentário

Leia Também