Estudantes sidrolandenses consideram as questões das provas longas, e tema da redação atual

07 NOV 2016Por Guilherme Feitosa10h25

No sábado (05), os candidatos tiveram 4 horas e 30 minutos para responder as 90 questões de ciências humanas e ciências da natureza. No domingo (6), foram 5 horas e 30 minutos de prova por conta da redação, além das 90 perguntas de linguagens e matemática.

Nossa reportagem conversou com estudantes após o término das provas no último domingo:

Milena Carolina, 18 anos e ensino médio completo, considerou as questões longas e difícil interpretação, já para a redação a estudante disse ter gostado do tema proposto.“ Achei bacana o tema, pois é algo bem atual e um assunto muito discutido, e acredito que alguns ensinamentos no nosso próprio cotidiano ajudaria sim, algumas religiões e crenças são desconhecidas, quando ela aparecem com impacto assusta quem não conhece”.

Lorayne Carvalho, 17 anos, cursando o 3º ano do ensino, médio disse a nossa reportagem que não achou a prova complicada demais, somente cansativa. “O primeiro dia foi mais tranquilo, não fiquei tão cansada e as questões não eram tão longas, assim sendo mais fácil a compreensão. No segundo dia achei bem mais cansativo, sem falar na pressão sobre ‘qual seria o tema’ e quando chego lá, é um tema no qual não estava esperando, que nem cheguei a imaginar.”

A estudante que apostava em temas relacionados ao trânsito ou meio ambiente, defendeu a educação e respeito a todos como principal solução para resolver o problema proposto.

Gabrielle Tavares, 17 anos, cursa o 3º ano do ensino médio disse: "No primeiro dia as questões estavam mais confusas do que difíceis, principalmente as de ciências humanas. No segundo dia as questões de português estavam mais difíceis do que as do ano passado, e eram bem longas”. A jovem considerou o tema da redação bem proposto, só complexo para argumentar e defendeu que fiscalizar as punições que já existem por preconceitos e promover campanhas de conscientização poderiam ajudar.

Em outubro de 2015, ao desmentir um boato de que a prova do Enem daquele ano teria vazado, o Ministério da Educação publicou no facebook uma foto da página falsa que estava circulando nas redes sociais. O tema da redação que aparecia naquela folha era exatamente o aplicado no exame deste domingo (6), no Enem 2016: "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil".

Deixe seu Comentário

Leia Também