Saúde em Sidrolândia anuncia mutirão de cirurgias vasculares a partir da semana que vem

Estão programados 100 procedimentos no Hospital Elmíria Silvério Barbosa, que atenderão 50 pacientes que estão na fila de espera

05 NOV 2021Por Assessoria de Comunicação da Prefeitura09h43

A partir próxima da próxima semana, segunda ou quarta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde deve começar o mutirão de cirurgias vasculares no Hospital Elmíria Silvério Barbosa. Estão programados 100 procedimentos que atenderão 50 pacientes que estão na fila de espera. O procedimento feito em cada perna corresponde a uma cirurgia.

Nesta sexta-feira (05) a partir das 9h30 os 20 primeiros pacientes passarão por consulta de avaliação pré-operatória.

Entre os pacientes que serão atendidos está dona Gilda Mariano, 52 anos, que há três anos aguarda pela cirurgia e tem esperança de se livrar das dores e da sensação de cansaço decorrente das varizes nas suas duas pernas. Ela, que trabalha como doméstica, para aguentar a rotina das tarefas no trabalho recorre a analgésicos, mas o efeito não é duradouro.

Quem também enfrenta a mesma situação é o aposentado João Alves Aquino, que após dois anos de espera, estava pronto para fazer a cirurgia em março de 2020 no Hospital Regional. Na véspera de viajar para Campo Grande, com a mala pronta, chegou a ligação de que a cirurgia havia sido cancelada por causa da pandemia. Na época tinha gasto mais de R$ 1 mil em exames pré-operatórios, inclusive ressonância magnética. Sem a cirurgia, além das dores e do medo do problema evoluir para uma trombose, vem gastando em torno de R$ 200,00 por mês com os remédios receitados pela médica para aliviar as dores nas pernas. Ele passou a ter problemas circulatórios após um acidente de trabalho.

O mutirão foi confirmado na manhã desta quinta-feira (4) pelo secretário Municipal de Saúde, Luiz Carlos Alves, durante reunião com 10 vereadores. Na conversa, o secretário revelou que as cirurgias vasculares serão custeadas pelo município. Lembrou que até agora foram feitas no Hospital Elmíria Silvério Barbosa 335 procedimentos, sendo sete de ginecologia e obstetrícia, 128 de oftalmologia, 31 cirurgias gerais e 169 cirurgias ortopédicas. A prefeita Vanda Camilo aderiu ao Opera MS, pactuando a realização de 1.584 cirurgias eletivas até novembro do ano que vem.

Deixe seu Comentário

Leia Também