Arauco investe R$ 770 milhões em vagões para escoar celulose em MS

Compra está ligada à nova fábrica em Inocência e prevê entregas até 2027

08 JAN 2026 Por Redação Jota FM 99.5 13h12

A empresa Arauco Porto Brasil anunciou um investimento de aproximadamente setecentos e setenta milhões de reais na compra de vagões ferroviários para o transporte de celulose em Mato Grosso do Sul.

Os vagões serão fabricados pela Randoncorp e utilizados na operação ferroviária da Rumo, responsável pelo escoamento da produção da nova fábrica da Arauco, em Inocência, no leste do Estado.
Segundo informação divulgada ao mercado, a produção e a entrega dos equipamentos estão previstas para o período entre maio de dois mil e vinte e seis e novembro de dois mil e vinte e sete. O número total de vagões não foi divulgado.
A compra faz parte do projeto da nova unidade industrial da Arauco em Inocência, que recebe investimento estimado em quatro bilhões e seiscentos milhões de dólares.
Para viabilizar o transporte, a empresa já obteve licença ambiental para a construção de um ramal ferroviário de quarenta e oito quilômetros, que ligará a fábrica à Malha Norte. O projeto inclui ainda uma ponte de duzentos e sessenta e nove metros e dois viadutos.
A expectativa é de que o sistema permita o transporte anual de até três milhões e meio de toneladas de celulose. A licença ambiental também prevê medidas de proteção à fauna e recuperação das áreas impactadas pelas obras.

Leia Também