7 alimentos que fortalecem os dentes

Conheça os alimentos que deixam os dentes fortes e saudáveis e saiba quais alimentos prejudicam a saúde bucal: confira as explicações de um dentista

05 MAR 2024Por Por Gabriella Dias, Receitas14h17

Você sabia que existem alimentos que ajudam a fortalecer os dentes e deixá-los mais saudáveis? Além de promoverem a boa saúde bucal, esses alimentos ainda auxiliam na prevenção de cáries e proporcionam a saúde das gengivas. De acordo com o dentista Alexandre Ravani, os 7 alimentos que fortalecem os dentes são:

Leite e derivados: ricos em cálcio e fósforo, essenciais para a mineralização dos dentes.

Frutas e vegetais fibrosos: maçãs, cenouras e pepinos ajudam a limpar os dentes naturalmente e estimulam a produção de saliva, que neutraliza ácidos.

Peixes e frutos do mar: fontes de cálcio e vitamina D, esses alimentos são essenciais para a saúde óssea e dental.

Chá verde: contém polifenóis que podem inibir o crescimento de bactérias, auxiliando na prevenção de cáries.

Água: manter-se hidratado é crucial para a produção adequada de saliva, que ajuda a neutralizar ácidos e proteger os dentes.

Nozes e sementes: são ricas em cálcio e fósforo, contribuindo para a saúde dental.

Vegetais de folhas verdes: espinafre e couve são ricos em cálcio e importantes para a saúde bucal.

 

Quais são os alimentos prejudicam a saúde bucal?

Se, por um lado, existem as comidas aliadas dos dentes fortes, por outro lado, existem aqueles que não fazem bem. As comidas ricas em açúcar estão no topo da lista dos alimentos que prejudicam os dentes, segundo o dentista. Eles favorecem o crescimento de bactérias na boca. Além disso, as bactérias naturais presentes na cavidade bucal consomem açúcares, produzindo ácidos como subprodutos.

"Esses ácidos podem danificar o esmalte dos dentes, levando à formação de cáries. A combinação de bactérias com açúcares resulta na formação de placa bacteriana, uma película pegajosa que adere aos dentes e gengivas, contribuindo para problemas dentários e gengivais. A placa bacteriana formada por açúcares cria um ambiente propício para o desenvolvimento de cárie e problemas bucais", afirma o especialista.

Confira a lista completa do que evitar:

Alimentos ácidos: bebidas cítricas, frutas ácidas e alimentos como refrigerantes podem desgastar o esmalte dental, aumentando o risco de erosão dentária.

Amidos processados: alimentos processados como batatas fritas, biscoitos e pães brancos podem se transformar em açúcares simples, contribuindo para a formação de placa.

Bebidas açucaradas: refrigerantes, sucos açucarados e bebidas energéticas contêm açúcares que podem ser prejudiciais à saúde bucal.

Alimentos pegajosos: balas de caramelo, gomas de mascar e outros alimentos pegajosos podem aderir aos dentes, aumentando o risco de cáries.

 

Como a alimentação inadequada interfere na saúde bucal?

Segundo o dentista Alexandre Ravani, a alimentação inadequada pode ter vários impactos negativos na saúde bucal: "Uma dieta pobre em nutrientes essenciais pode enfraquecer o sistema imunológico e contribuir para doenças periodontais, como gengivite e periodontite. Alimentos com odores fortes, como alho e cebola, também podem contribuir para o mau hálito, enquanto a desidratação, devido a uma dieta inadequada, pode aumentar esse risco. Além do mais, a falta de nutrientes essenciais, como cálcio, vitamina D e vitamina C, pode prejudicar o desenvolvimento e a manutenção dos dentes e gengivas. A nutrição inadequada também pode afetar a capacidade do corpo de se curar após procedimentos dentários, cirurgias ou lesões bucais."

"Manter uma dieta equilibrada, rica em nutrientes essenciais, é fundamental para promover a saúde bucal. Além disso, práticas de higiene bucal adequadas, como escovação regular e uso de fio dental, são essenciais para mitigar os efeitos negativos da alimentação inadequada", finaliza ele.

 

Este texto foi retirado do site RECEITAS

Deixe seu Comentário

Leia Também