Os partidos que integram a base de apoio ao governador Eduardo Riedel (PP) concentrarão no dia 1º de agosto a realização das convenções partidárias que oficializarão os candidatos às eleições de outubro em Mato Grosso do Sul. A data será adotada pelo PL, pela federação União Progressista (União Brasil e PP), Republicanos, MDB e Avante.
O calendário foi definido após o PL ser o primeiro partido da coalizão a confirmar oficialmente sua convenção. Conforme ofício encaminhado à Executiva Nacional e assinado pelo ex-governador Reinaldo Azambuja, o encontro será realizado das 8h às 11h, em um espaço localizado na Rua Flamboyant, no Bairro Cidade Jardim, em Campo Grande.
A presidente da federação União Progressista em Mato Grosso do Sul, senadora Tereza Cristina, confirmou que a convenção da federação também ocorrerá no dia 1º de agosto. Ainda não está definido, porém, se o evento será realizado de forma conjunta com o PL.
O Avante acompanhará a estratégia da base aliada, mas promoverá sua convenção em horário e local diferentes. Segundo o presidente estadual da legenda, deputado Lídio Lopes, a reunião será realizada separadamente.
PSDB antecipará convenção
A única exceção entre os partidos da aliança será o PSDB. O presidente estadual da legenda, deputado Pedro Caravina, informou que a convenção tucana ocorrerá na próxima terça-feira (21), em formato interno, apenas para formalizar as chapas que disputarão vagas na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados.
Segundo Caravina, a legenda deixará registrada na ata a coligação majoritária com PP e União Brasil, antecipando apenas os trâmites burocráticos.
Calendário eleitoral
Mesmo com a reunião antecipada do PSDB, o período oficial das convenções partidárias segue o calendário da Justiça Eleitoral, que permite a realização dos encontros entre 20 de julho e 5 de agosto.
O PT realizará sua convenção no dia 26 de julho para confirmar as candidaturas de Fábio Trad ao Governo do Estado, Gilda dos Santos como vice e Vander Loubet ao Senado, além das chapas proporcionais.
Já o Partido Novo encerrará o calendário no dia 5 de agosto, quando deverá oficializar a candidatura do deputado estadual João Henrique Catan ao Governo do Estado.

Aliados do governador Eduardo Riedel Divulgação
MEIO AMBIENTEMPMS firma TAC para recuperar área desmatada irregularmente em Corumbá
JUDICIÁRIOTJMS lança Programa de Integridade para fortalecer transparência e governança
SaúdeALEMS analisa prioridade em exames para histórico familiar de câncer
O DIA DE HOJE NA HISTÓRIA17 de julho: Dia de Proteção às Florestas reforça a importância da preservação ambiental