A camada de ozônio está localizada na estratosfera, entre aproximadamente 15 e 35 quilômetros de altitude. Ela absorve grande parte da radiação UV-B e praticamente toda a UV-C, ajudando a proteger a saúde humana, os animais, as plantas e os ecossistemas.
O chamado “buraco na camada de ozônio” foi provocado principalmente pelo uso de substâncias como os CFCs, presentes durante décadas em equipamentos de refrigeração, aerossóis e outros produtos.
Um marco importante para enfrentar o problema foi o Protocolo de Montreal, assinado em 16 de setembro de 1987. O acordo estabeleceu medidas para reduzir e eliminar substâncias que destroem o ozônio.
Graças à cooperação internacional, a camada de ozônio apresenta sinais de recuperação. A previsão é de que, mantidas as medidas atuais, os níveis de ozônio retornem aos padrões de aproximadamente 1980 em grande parte do planeta nas próximas décadas.

Preservar a camada de ozônio é proteger a vida e o equilíbrio ambiental do planeta.Callendar
Povos originários Lia Nogueira defende respeito e dignidade para os povos originários
ASSEMBLEIA LEGISLATIVAALEMS analisa projetos sobre previdência, saúde e direitos sociais
COMBATE AO RACISMOMPMS impulsiona medidas contra racismo em eventos esportivos
Decisão judicialHomem é condenado por agredir idoso após discussão no trânsito