A divulgação detalhada das despesas com viagens custeadas pelo Governo do Estado poderá se tornar obrigatória em Mato Grosso do Sul. A medida está prevista no Projeto de Lei 103/2026, que iniciou tramitação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS).
A proposta tem como objetivo ampliar a transparência sobre os gastos públicos relacionados aos deslocamentos de agentes políticos, servidores civis e militares.
Pelo texto, os órgãos estaduais deverão publicar, de forma individualizada em seus sites oficiais, as informações referentes às viagens pagas com recursos públicos. Cada registro deverá apresentar o nome do beneficiário, destino, finalidade da viagem, período de permanência, quantidade de diárias concedidas e os respectivos valores pagos.
Com a medida, a população poderá acompanhar com maior precisão quanto foi destinado a cada agente público e qual foi a justificativa apresentada para o deslocamento.
Ressarcimento em caso de irregularidade
O projeto também estabelece a devolução integral dos valores aos cofres públicos quando forem constatadas irregularidades. A regra deverá alcançar agentes políticos, servidores civis e militares que utilizarem recursos públicos em viagens ou agendas sem relação com o interesse público ou com o exercício de suas funções.
Após o período destinado à apresentação de emendas, o projeto seguirá para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso receba parecer favorável quanto à constitucionalidade e legalidade, seguirá para as comissões temáticas responsáveis pela análise de mérito.
Posteriormente, a proposta deverá ser apreciada em dois turnos pelo plenário da ALEMS antes de seguir para as etapas seguintes do processo legislativo.

Assembleia Legislativa analisa proposta para ampliar transparência nos gastos públicosWagner Guimarães
EducaçãoTermina hoje o prazo para comprovar dados da primeira chamada do Prouni
Eleições 2026União Progressista marcará convenção para oficializar candidatura de Riedel
SEGURANÇAGinásio de Ivinhema ficará interditado para obras de adequação
AUDIOVISUALSebrae lança programa para fortalecer audiovisual em Mato Grosso do Sul