Riedel promete novo hospital, retomada do Morenão e reforço na segurança

Governador detalhou projetos para saúde, segurança pública e esporte e afirmou que 400 novos policiais civis serão incorporados após período eleitoral

18 AGO 2026Por Mateus Adriano11h21
Botão de Compartilhar Facebook

O governador Eduardo Riedel afirmou que o Estado pretende ampliar a estrutura de saúde, retomar o funcionamento do Morenão e reforçar o efetivo das forças de segurança em Mato Grosso do Sul. Durante entrevista ao Jornal Ronda do MS, ele também apresentou o MS Ativo como uma política de integração com os municípios e citou investimentos em infraestrutura urbana.

Na segurança pública, Riedel afirmou que o governo estadual enfrenta a expansão das facções criminosas com investimentos em equipamentos, viaturas e pessoal. Segundo ele, 400 novos integrantes da Polícia Civil já foram aprovados em concurso e deverão ocupar vagas em diferentes municípios após o período eleitoral.

Riedel disse que o programa MS Ativo levou o Estado a atuar em demandas municipais e citou um aumento de aproximadamente 15 pontos percentuais no nível de pavimentação das cidades nos últimos três anos. “O MS Ativo é consequência de um trabalho que o governador Reinaldo começou lá atrás, enquanto governador, junto aos municípios chamado Governo Presente”, afirmou.

Segundo o governador, o programa passou a incluir outras áreas além da infraestrutura. “Ele vai muito além das obras”, declarou, mencionando ações na saúde, educação e alfabetização, além da abertura de vagas para estudantes da rede municipal.

Na área da saúde, o governador confirmou a intenção de construir o Hospital Regional do Pantanal, em Corumbá. “Então começamos por Ponta Porã, evoluímos para Três Lagoas, iniciamos Dourados agora, final do ano passado, início desse ano”, afirmou.

Riedel também citou a ampliação do Hospital Regional de Campo Grande como parte da reorganização da rede estadual. “O maior deles, que vai ganhar novos 377 leitos”, disse, ao afirmar que o Estado está adotando uma nova distribuição de unidades regionais para acompanhar o crescimento populacional.

Segundo o governador, a expansão da estrutura hospitalar ocorre diante do aumento da demanda provocado pelo crescimento econômico e populacional. “A gente tem que entender o problema, entender a solução e persegui-la, fazendo investimento”, declarou.

Outro projeto destacado durante a entrevista foi a reabertura do Estádio Pedro Pedrossian, o Morenão. Riedel afirmou que o Estado recebeu da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul o direito de uso do estádio, o que permite a realização dos investimentos necessários para a retomada das atividades.

“Volta o Morenão”, afirmou o governador. Segundo ele, a primeira etapa da reforma tem orçamento estimado em R$ 17 milhões e inclui intervenções necessárias para a reabertura do estádio, além da implantação de um novo gramado pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul.

Riedel afirmou que o objetivo é colocar o estádio novamente em funcionamento antes de buscar investimentos privados para uma modernização mais ampla. “A gente vai poder, o que eu chamo de ir a mercado, buscar parceiros privados para investimento no Morenão, mas com ele aberto, funcionando”, explicou.

O governador também defendeu que o estádio tenha outras funções além do futebol após a reestruturação. “Nós temos que fazer dali um complexo de eventos”, afirmou, citando a possibilidade de receber shows, congressos e feiras.

Na segurança pública, Riedel afirmou que o governo estadual adotou uma estratégia de enfrentamento às organizações criminosas que atuam no Estado. “A gente tem vivido uma verdadeira guerra contra as facções criminosas”, declarou.

Ao responder sobre a situação de Caarapó, o governador afirmou que o Estado pretende ampliar a presença das forças policiais no município e em outras regiões. “Nós precisamos fazer investimento nas nossas estruturas de segurança pública e a gente tem feito”, afirmou.

Riedel citou a entrega de 522 viaturas para as forças de segurança e investimentos em armamentos e equipamentos. “A gente tem mantido em dia as nossas forças de segurança com o que há de mais modernos em termos de equipamento, de armamento”, declarou.

Sobre a Polícia Civil, o governador afirmou que um concurso para 400 novos integrantes já foi realizado. “Eles já estão todos, já foram comunicados que estão todos devidamente homologados e assim que passar esse período vão preencher vagas em todo Mato Grosso do Sul”, disse.

Riedel afirmou ainda que existe uma programação para recompor o efetivo da Polícia Militar diante do crescimento populacional e econômico do Estado. “A gente tem uma programação de curto, médio e longo prazo para poder atender esse crescimento, esse desenvolvimento nosso”, declarou.

Confira a entrevista com o governador Eduardo Riedel:

Deixe seu Comentário

Leia Também