MS começa 2018 com o pesadelo de inundações e enchentes

Com desabrigados e rodovias danificadas, 12 municípios já decretaram emergência

02 JAN 2018 Por Rádio Jota FM/Edson Moraes 15h36

O primeiro mês de 2018 chegou trazendo transtornos recorrentes de época em várias regiões de Mato Grosso do Sul.

Se os principais rios que transbordam nesse período ainda continuam dentro do leito, as chuvas fortes e incessantes vêm castigando dezenas municípios, sendo que em 12 deles está declarada a situação de emergência.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) informou que até o início da semana os cenários mais complicados estavam em Porto Murtinho, com 600 pessoas alojadas em prédios públicos ou casas de parentes, Tacuru e Sete Quedas. Os três municípios ficam na faixa de fronteira com o Paraguai.

As forças-tarefa reunindo servidores das prefeituras, governo estadual, clubes de serviço e efetivos do Exército, Marinha e Polícias prestam socorro na remoção de desabrigados, assistência médica e distribuição de roupas, colchões, víveres e remédios. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) já estuda como será o esforço para intensificar esse auxílio quando os rios transbordarem. As previsões indicam que esse risco vem crescendo nas cidades banhadas principalmente pelos rios Paraguai, Aquidauana, Apa e Miranda.

O levantamento oficial da Cedec, divulgado nesta terça-feira, 2, registra que 11.326 pessoas foram afetadas pelas chuvas em Coronel Sapucaia, Deodápolis, batayporã, Novo Horizonte do Sul, taquiraí, Japorã, Eldorado, Rio Verde, Bataguassu, Porto Murtinho, Miranda e Sete Quedas.  Conforme relatório divulgado nesta terça-feira pela Cedec, 11.326 pessoas foram afetadas pelas chuvas nos 12 municípios em emergência, que são: Coronel Sapucaia, Deodápolis, Batayporã, Novo Horizonte do Sul, Itaquiraí, Japorã, Eldorado, Rio Verde, Miranda, Bataguassu, Porto Murtinho e Sete Quedas.

Além das chuvas, dezenas de cidades começam a viver a angústia das cheias. O Instituto de Meio Ambiente (Imasul) apurou que o Rio Miranda já superou o limite de emergência. Dois bairros já foram impactados pelo transbordamento das águas. Em Porto Murtinho as chuvas deram uma trégua, porém o Rio Paraguai continua subindo. Esta é uma das regiões de maior vulnerabilidade às inundações, por causa do sistema hídrico que tem os rios Paraguai e Apa como seus principais contribuintes. Cidades brasileiras e paraguaias sofrem quase todos os anos com as cheias.

O governo estadual redobrou o empenho para cuidar da restauração e da manutenção dos serviços básicos e garantir condições de uso às malhas viárias urbanas e vicinais. Além de investir na recomposição de pavimentos em dezenas de cidades, com recursos para obras de tapa-buracos, o governador determinou prioridade na recuperação de rodovias essenciais ao usufruto social e econômico.

Uma das estradas estaduais priorizadas para restauração é a MS-338, que liga Bataguassu a Santa Rita do Pardo, aonde uma galeria de drenagem foi rompida e provocou a interdição do trecho.  Também está nesse “pacote” restaurador a MS-178, no trecho entre o aeroporto e a sede da cidade de Bonito. 

Leia Também