Desde novembro as chuvas vêm castigando algumas regiões de Mato Grosso do Sul. Agora, começa a subir o nível dos rios. Vários municípios passam a conviver com a expectativa angustiante de danos às pessoas, aos patrimônios e à economia, em consequência de inundações.
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) está ampliando as frentes de trabalho e o número de efetivos, entre servidores e voluntários, para atender mais de uma dezena de municípios em situação de emergência por causa das chuvas. O problema se agrava porque o nível de alguns rios - como o Paraguai, o Taquari e o Miranda – começa a subir.
A exemplo das últimas semanas, nesta os temporais causaram novos estragos, levando as autoridades a prever mais pedidos de situação de emergência e até mesmo de um reforço a decretos já oficializados. É o caso de Eldorado, que desde 1º de novembro está em estado de emergência. A malha viária foi seriamente afetada, segundo Valter Antunes, da Cedec.
Antunes se reuniu com a vice-prefeita Fabiana Maria Lorenci, após conferir a dimensão dos estragos em trechos da Estrada do Turquinho cuja tubulação de drenagem foi destruída, e da MS-295, que liga Eldorado ao distrito de Morumbi, cheio de erosões. O Governo do Estado investiu na estrutura da malha viária local. Mandou construir duas pontes de concreto. Uma, sobre o Córrego da Onça, está pronta; a outra, que só depende da licitação para ser executada, sobre o Córrego Cerrito. Os investimentos somam R$ 1 milhão 357 mil.
NOVO HORIZONTE DO SUL - O prefeito Marcílio Álvaro Benedito (PDT) informou que todo esforço possível está sendo feito para cobrir os prejuízos e socorrer as demandas mais urgentes. As chuvas recentes tornaram intransitável parte das estradas de Novo Horizonte do Sul. Técnicos da Cedec fizeram vistorias em diversos trechos tomados pelas erosões e buracos, como a Linha Gaúcha. Com as chuvas, as bordas de uma das erosões ruíram, fazendo a cratera aumentar, atingindo 2 metros de largura e provocando a interrupção do tráfego.
COXIM – O prefeito Aluísio São José (PSB) e o coordenador da Cedec, Isaías Ferreira Bittencourt, admitiram preocupação com o volume de água que vem do Rio Taquari. O nível chegou na quarta-feira, 10, a 5,2 metros. Ainda não é medida suficiente para sair do leito, mesmo porque, horas depois, o rio baixou. Coxim não precisou decretar a situação de emergência. Porém, as autoridades estão em estado de alerta.
A Cedec e a Prefeitura reconhecem a necessidade de ter atenção total e estar prontos para, em primeiro lugar, socorrer as 380 famílias de ribeirinhos cadastradas. Elas devem ser retiradas imediatamente se as previsões científicas indicarem que o nível do Taquari volte a subir e avance acima dos 5,3 metros. O prefeito Aluísio São José procurou tranquilizar a população. Disse que toda a região está sendo monitorada e espera que o leito do rio não exceda o nível máximo de segurança. Apesar disso, as fortes chuvas levaram a Prefeitura a adotar medidas emergenciais de atendimento às populações de bairros mais impactados.
AQUIDAUANA - O coronel Isaías Bittencourt, coordenador da Cedec, informou que os rios Miranda e Aquidauana também estão sendo bem monitorados. Em Aquidauana, Anastácio e Miranda, municípios situados às margens desses rios, as autoridades estão em alerta e prontas para qualquer emergência. Em Porto Murtinho, outro município vulnerável, banhado pelo Rio Paraguai, por enquanto os contratempos foram causados pelos temporais de dezembro, que desalojaram cerca de 70 pessoas e danificaram pavimentos. O nível do rio não chegou ainda ao patamar de alerta máximo. Quando transborda, registra-se na região uma das enchentes mais impactantes no Estado.
Também efeito dos temporais, a MS-338, proximidades de Santa Rita do Pardo, teve que ser interditada duas vezes. Na primeira, no dia dois deste mês, a interdição foi parcial, quando parte da pista desmoronou e a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) permitiu somente o tráfego de veículos leves. O trânsito foi totalmente liberado só 48 horas depois. Mas na manhã de ontem (quarta-feira, 10) a rodovia sofreu nova interdição, com o rompimento de uma galeria que não suportou a pressão das águas. A restauração começou logo e os técnicos não haviam informado quanto tempo durariam os serviços.
A governadora em exercício, Rose Modesto (PSDB), está percorrendo os 13 municípios em situação oficial de emergência. Ela conversa sistematicamente com o governador, Reinaldo Azambuja (PSDB), que saiu de férias, para relatar a situação e informar as providências.
DEBATE GLOBO Lula e Flávio apresentam informações falsas; checagens divergem sobre quem errou mais
Eleições 2026 MS mobiliza 3,3 mil profissionais para reforçar segurança no segundo turno presidencial
ENTREVISTA Gianni Nogueira defende transparência nas filas da saúde em MS
ALERTA El Niño pode provocar onda de calor e chuvas irregulares em MS