Fruto de convênio entre o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), Rede-E (Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa) e UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), o Programa Tá na Rua foi um dos destaques nacionais do Maio Amarelo 2024.
O CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, disse que o Programa Tá na Rua se destacou entre as mais de 16 mil ações avaliadas. “Um dos critérios que a gente usou para avaliar e reconhecer essa iniciativa foi a união de quatro instituições envolvendo o poder público, a sociedade civil e a academia no desenvolvimento desse projeto. A gente leva também em consideração a inovação, originalidade, a abrangência, a participação das pessoas no desenvolvimento das atividades”.
Na avaliação da Diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo, esse prêmio representa o reconhecimento de um trabalho integrado.
“Estamos muito felizes com o resultado desse prêmio. O Tá na Rua é um programa que surgiu da nossa diretoria, que tem todo incentivo do Detran. A UFMS, que produz conhecimentos voltados à educação de trânsito, à prevenção e a um comportamento mais seguro nas vias. E isso se estende a todo Estado de Mato Grosso do Sul, são acadêmicos de vários cursos. Um trabalho muito integrado, que só foi possível graças a tantas ações que foram desenvolvidas tanto na Capital, quanto no interior do Estado. A universidade está de parabéns por incentivar esses acadêmicos bolsistas que realizaram um brilhante trabalho. Esse troféu é uma conquista e merecimento de toda equipe”.
Promovido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, o Destaques Maio Amarelo 2024: Paz no trânsito começa por você, reconheceu 35 iniciativas, divididas em 7 modalidades, que fizeram a diferença pela conscientização e segurança no trânsito.
A premiação da categoria “Ações das Instituições de Ensino” foi recebida em São Paulo pela presidente do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), Regina Duarte. “Com muito orgulho eu representei a UFMS, a Fertel, o Detran-MS, a sociedade civil e os acadêmicos num momento emocionante, com uma plateia muito seleta de especialistas e pessoas que realmente entendem de projetos da área de trânsito”.
O troféu foi entregue nesta quinta-feira (11) durante encontro do GGIT (Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito). Confira o vídeo da entrega do prêmio, produzido pela TVE.
desaparecimento Polícia descarta crime intencional e mantém buscas por homem desaparecido no Rio Ivinhema
EDUCAÇÃO Ivinhema garante reforma da Escola Agrícola após acordo
SAÚDE Falta de energia prejudica posto de saúde em Sidrolândia
ESPORTE Projeto prevê traves fixadas em quadras e campos de MS