Mato Grosso do Sul criou 880 vagas formais de trabalho em outubro de 2025. O dado integra o levantamento da Semadesc com base no Novo Caged, divulgado nesta sexta-feira (30). Nos últimos 12 meses, o Estado acumulou saldo positivo de 16.989 empregos, resultado de 421.099 admissões e 404.113 desligamentos no período.
O estoque total de postos formais chegou a 702.030 em outubro. A taxa de rotatividade permaneceu em 33,02% no acumulado anual.
O comércio foi o setor que mais contribuiu para o saldo mensal, com 432 novas vagas. A construção civil abriu 412 postos, seguida pela indústria, com 203. Agropecuária e serviços apresentaram retração, com -72 e -95 vagas, respectivamente. No mês, foram registradas 34.640 contratações e 33.760 desligamentos.
O secretário Jaime Verruck afirmou que o resultado reflete contratações típicas do comércio no fim do ano e citou ações da Funtrab para ampliar o acesso às vagas de trabalho. Ele destacou também o papel da plataforma MS Qualifica Digital na intermediação entre trabalhadores e empresas.
Entre os municípios, Dourados liderou a geração de empregos em outubro, com saldo de 338 vagas. Três Lagoas criou 327 postos. Inocência, Nova Alvorada do Sul e Ribas do Rio Pardo completam a lista dos cinco melhores resultados. Na outra ponta, Nova Andradina, Costa Rica, Corumbá, Paraíso das Águas e Campo Grande registraram os menores saldos no mês.
A Semadesc reforçou a orientação para que jovens e adultos fora do mercado formal cadastrem dados e habilidades no MS Qualifica Digital. A plataforma reúne vagas de novas indústrias e empreendimentos em instalação no Estado e está disponível no portal oficial e no aplicativo MS Digital.
Artesanato Revivi vende móveis artesanais feitos de ferro e madeira
OPORTUNIDADES MS reúne seleções públicas em quatro municípios com salários de até R$ 8,1 mil
CAMPO GRANDE União libera R$ 496 mil para ações de resposta a desastres na Capital
ELEIÇÕES 2026 Eleitores com deficiência podem pedir transporte gratuito até quarta-feira em Campo Grande