Polícia Civil elucida crime de latrocínio contra PM de Nova Andradina em menos de 24h em Bataguassu

Delegacias de Nova Andradina e Bataguassu compartilharam ações que resultaram na prisão dos envolvidos e recuperação do veículo

26 JUL 2021Por Redação10h06

A Delegacia de Polícia Civil de Nova Andradina, por intermédio da SIG (Seção de Investigações Gerais), juntamente com a Delegacia de Bataguassu, por meio do SIG (Setor de Investigações Gerais) e a Polícia Civil de Paranavaí (PR), elucidaram o crime de latrocínio contra o policial militar da reserva remunerada Jonas Rufino da Silva, de 54 anos, morador de Nova Andradina, em menos de 24 horas após o ocorrido na noite deste sábado (24), no Assentamento Aldeia 2, no município de Bataguassu.

Conforme apurou a reportagem, as diligências conjuntas e extremamente coordenadas culminaram na resolução do crime de latrocínio, ocorrido na cidade de Bataguassu, mas com reflexo em todas as comarcas envolvidas.

Logo que a notícia chegou na Delegacia de Bataguassu, uma equipe do SIG iniciou uma série de diligências, que foram capazes de identificar que um veículo VW/Gol, cor vermelha, havia sido utilizado pelos assaltantes para prática criminosa.

Em paralelo, tão logo noticiado os fatos de extrema gravidade, dada a proximidade das cidades, a SIG de Nova Andradina, iniciou uma série de diligências que culminaram na identificação dos dois suspeitos, moradores de Nova Casa Verde, distrito de Nova Andradina, Cosme Santos da Silva, de 22 anos, conhecido como “Cosme Vaqueiro” e Clailton Silva Santos, de 22 anos.

Além disto, a SIG de Nova Andradina obteve a informação de que os suspeitos teriam se evadido para cidade de Paranavaí (PR), para onde teriam levado a caminhonete Chevrolet/S10 roubada da vítima.

A SIG acionou a Polícia Civil do Paraná, que somou esforços com a Seção de Investigações Gerais de Nova Andradina, onde conseguiram abordar os suspeitos e localizar a caminhonete, em uma área rural daquele município.

Com a informação que um Gol de cor vermelha teria sido usado na prática criminosa, uma equipe da SIG de Nova Andradina saiu em diligências e localizou no Assentamento Teijin o veículo e dentro, duas espingardas, uma delas utilizada para matar o policial. A outra espingarda pertencia a vítima.

Os envolvidos foram encaminhados para Delegacia de Polícia de Bataguassu, onde foi realizada a prisão em flagrante de ambos, sendo representada pela prisão preventiva para que se mantenham custodiados.

 

Como chegaram até a vítima

A reportagem apurou que o “Cosme Vaqueiro”, como é conhecido na região de Casa Verde, esteve morando nas proximidades do sítio de Jonas Rufino e conhecia a rotina da vítima, sabia que tinha a caminhonete e poderia ter mais objetos de valor. A reportagem também apurou que o suspeito possui vários perfis nas redes sociais, tanto que, no perfil do policial no Facebook, "Cosme Vaqueiro" está como amigo incomum em duas contas.

Ele e o comparsa utilizaram o Gol para o cometimento do crime, que foi visualizado pelos moradores do Assentamento Aldeia 2 acompanhando a caminhonete no momento da fuga.

A maioria dos roubos de veículos são encaminhados e vendidos no Paraguai ou na região de fronteira, mas como eles não tinham contato e nem planos, foram por meio de informações de um desconhecido, de que, em Paranavaí (PR), poderiam vender o veículo, foi o que fizeram, mas o plano frustrou.

Quando ao celular da vítima, foi abandonado dentro do próprio sítio, sendo localizado posteriormente.

O chamado latrocínio é uma forma qualificada do crime de roubo, com aumento de pena, quando a violência empregada resulta em morte. A pena prevista é de 20 a 30 anos de reclusão e multa. O latrocínio é considerado como crime hediondo segundo a Lei 8.072/90.

Velório e sepultamento

O velório de Jonas Rufino da Silva, de 54 anos, será nesta segunda-feira (26), das 7h30 até às 10h30, com sepultamento em seguida no Cemitério Santa Bárbara. 

 

 

 

 

Reprodução: Jornal da Nova

Deixe seu Comentário

Leia Também