O Hospital e Maternidade Porta da Esperança, único hospital indígena do Brasil, pode encerrar suas atividades em outubro de 2025 por falta de recursos, segundo a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB).
Lia Nogueira apresentou indicação na Assembleia Legislativa solicitando recursos emergenciais para a manutenção da unidade em Dourados.
Mantido pela Missão Evangélica Caiuá há mais de 60 anos, o hospital enfrenta déficit mensal superior a R$ 200 mil, que não é coberto integralmente pelos repasses do SUS.
Sem apoio financeiro, milhares de indígenas podem ficar sem atendimento especializado.
A deputada já destinou uma emenda parlamentar de R$ 100 mil para compra de equipamentos, mas o valor é insuficiente para cobrir as despesas mensais.
“É urgente que as esferas federal e estadual se mobilizem para preservar este serviço essencial”, afirmou Lia Nogueira.
O hospital atende exclusivamente as etnias Guarani, Kaiowá e Terena, sendo referência regional para saúde indígena.
A continuidade do serviço depende do apoio público para cobrir o déficit financeiro e garantir o atendimento à população indígena.
POLÍTICA Bancada de MS vota a favor e Senado aprova fim da escala 6x1
SIDROLÂNDIA Delegada que já atuou em Sidrolândia é investigada na Operação Dirty Pix
OPERAÇÃO DIRTY PIX - SIDROLÂNDIA Gringo prevê convocação de suplentes e mantém eleição da Mesa para novembro
GAECO Operação Dirty Pix prende 3 pessoas em Sidrolândia