Ciclistas de Sidrolândia encaram desafio de cinco dias até Aparecida

Quatro ciclistas deixam Sidrolândia nesta quarta-feira para percorrer até 60 quilômetros por dia e chegar à Basílica de Nossa Senhora Aparecida no dia 12

06 OUT 2026Por Dulce Maria09h27
Botão de Compartilhar Facebook

Quatro ciclistas de Sidrolândia se preparam para enfrentar um desafio de fé, resistência e superação: percorrer de bicicleta parte do Caminho da Fé, com destino à Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, no interior de São Paulo. O grupo deixa o município nesta quarta-feira e segue de carro até Águas da Prata, onde começa o percurso de bicicleta na quinta-feira.

A iniciativa foi organizada por Maia, integrante da União de Ciclistas de Sidrolândia (UCS), a partir de uma ideia compartilhada entre amigos. Além dele, participam do desafio Bugão do Camelódromo, o filho de Maia, Diogo, e Alessandro, morador da região do Quebra-Côco. Outros quatro integrantes acompanharão a viagem como equipe de apoio, utilizando dois veículos.

Segundo Maia, a ideia surgiu depois que ele tomou conhecimento da participação de outros ciclistas de Sidrolândia no Caminho da Fé. “Surgiu uma ideia minha, através de uns amigos. Formamos o grupo e agora, se Deus quiser, na quinta-feira nós vamos estar pedalando”, contou.

O percurso será realizado durante cinco dias, entre os dias 8 e 12 de outubro. A previsão é percorrer entre 50 e 60 quilômetros por dia, devido às características do trajeto, que possui trechos de serra e muitas subidas. A expectativa é chegar a Aparecida no dia 12, quando os ciclistas pretendem participar da missa e cumprir os compromissos religiosos antes de retornar a Sidrolândia no dia seguinte.

Para Bugão, a viagem tem ainda um significado pessoal. Ele decidiu participar para cumprir uma promessa feita após passar por um momento delicado envolvendo o filho. “Eu quase perdi meu filho há um ano e pouco atrás. Graças a Deus deu tudo certo e agora eu vou concretizar uma coisa que eu queria fazer. Eu vou pagar essa promessa”, afirmou.

Apesar de os integrantes praticarem ciclismo regularmente, o grupo não conseguiu realizar uma preparação específica para o desafio. Maia explica que os treinamentos acontecem principalmente em locais de Sidrolândia frequentados pelos ciclistas, como a região da Urca. Para ele, além da preparação física, o controle emocional será fundamental para enfrentar o percurso.

“O sofrimento eu garanto que vai ser grande”, afirmou Maia. Segundo ele, as bicicletas também passaram por adaptações para melhorar o desempenho e proporcionar mais conforto aos ciclistas durante os cinco dias de pedal.

A dificuldade do trajeto é uma das principais preocupações do grupo. Conforme vídeos e relatos de pessoas que já fizeram o Caminho da Fé, existem trechos bastante íngremes, onde até os veículos de apoio precisam ter tração 4x4 para acompanhar os ciclistas. O terreno, segundo Bugão, será muito diferente daquele encontrado nos percursos realizados habitualmente em Sidrolândia.

“A gente vai tentar fazer uns 50, 60 quilômetros por dia, porque não tem como fazer mais. O terreno lá é totalmente diferente do nosso aqui. Lá a gente só sobe, só sobe”, explicou.

Além do desafio esportivo e da motivação religiosa, a viagem também pretende levar o nome de Sidrolândia e do grupo de ciclistas ao percurso. Maia afirmou que os participantes pretendem gravar vídeos durante a viagem e enviar mensagens aos amigos que permanecerão no município.

A viagem ocorre poucos dias depois de uma situação que marcou os integrantes do grupo. Bugão contou que ele e outros ciclistas encontraram um jovem durante um pedal realizado durante a madrugada e conseguiram prestar socorro. Na ocasião, o grupo havia alterado o horário de saída de um desafio de 200 quilômetros, que inicialmente estava marcado para as 3h e acabou começando à meia-noite.

“Por incrível que pareça, a causa é que nós achamos o menino lá e conseguimos salvar ele, resgatar ele. Hoje ele está com a família dele”, relatou Bugão. Segundo ele, posteriormente o jovem fez uma homenagem aos ciclistas e afirmou que eles foram seus “anjos da guarda”.

O episódio também fez Bugão mudar a maneira como enxergava outros praticantes do ciclismo. Ele contou que, antes de começar a pedalar, costumava criticar pessoas que treinavam em horários considerados incomuns, mas passou a entender as dificuldades enfrentadas por quem precisa conciliar o esporte com o trabalho.

“Não critica ele não. Muitas vezes o cara trabalha de dia, trabalha de noite e não tem horário. Muitas vezes o cara vai 9, 10 horas da manhã treinar, mas o cara trabalha durante a noite”, afirmou.

Durante a viagem, Bugão também se colocou à disposição dos moradores de Sidrolândia que quiserem enviar fotos, pedidos ou lembranças para serem levados até a Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Segundo ele, quem tiver interesse pode procurar por ele no Camelódromo e deixar o material, que será levado pelo ciclista durante a viagem. “Quem quiser que eu leve foto, alguma coisa, pode procurar lá no Camelódromo, que vai ser o maior prazer de levar”, afirmou.

A saída de Sidrolândia está prevista para as 3h desta quarta-feira. Como o trajeto até Águas da Prata supera mil quilômetros, a expectativa é que o grupo chegue à região ainda à noite. Na quinta-feira, terá início oficialmente o desafio sobre as bicicletas.

Maia, de 67 anos, encara a viagem como uma oportunidade de superação e afirma estar preparado para enfrentar o percurso. “Eu vou em busca de um desafio bem grande. A saúde está boa, está inteira. Peço a Deus e a Nossa Senhora que proteja todos nós”, declarou.

Entre os quatro ciclistas que farão o percurso, as idades variam de aproximadamente 40 a 67 anos. Além de Maia, participam seu filho Diogo, que está prestes a completar 40 anos, Alessandro, também com cerca de 40 anos, e Bugão, de 44 anos.

A viagem conta com o apoio de outros integrantes do grupo de ciclismo de Sidrolândia, que se reuniram antes da partida para desejar boa viagem aos participantes. A expectativa é concluir o Caminho da Fé, chegar a Aparecida no dia 12 e retornar ao município no dia seguinte.

Deixe seu Comentário

Leia Também