Rede estadual de MS registra melhores indicadores educacionais da série histórica

Dados do Censo Escolar 2025 mostram aumento nas taxas de aprovação e redução da reprovação e do abandono em todas as etapas da Educação Básica

28 JUN 2026Por Redação Jota FM06h00
Botão de Compartilhar Facebook

A Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul alcançou, em 2025, os melhores resultados já registrados nos principais indicadores da Educação Básica.

Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e integram o Censo Escolar 2025. O levantamento aponta avanços nas taxas de aprovação, além da redução da reprovação e do abandono escolar.

O Ensino Médio apresentou a maior evolução no período analisado. A taxa de aprovação passou de 82,5% em 2022 para 95,2% em 2025. No mesmo intervalo, o índice de abandono caiu de 5,1% para 0,8%, enquanto a reprovação recuou de 12,4% para 4%.

Os resultados também melhoraram no Ensino Fundamental. A aprovação subiu de 91,3% para 97% entre 2022 e 2025. Já a taxa de abandono caiu de 1,3% para 0,2%, enquanto a reprovação passou de 7,4% para 2,8%.

O secretário estadual de Educação, Hélio Daher, atribuiu os resultados ao conjunto de investimentos realizados na rede. "Se observarmos o ciclo de quatro anos, desde 2022, os dados apontam importantes crescimentos", afirmou. Segundo ele, reformas em escolas, valorização dos profissionais, ampliação do acesso à tecnologia e ações voltadas à equidade contribuíram para os avanços.

A Secretaria de Estado de Educação também destacou a ampliação da oferta de ensino em tempo integral e da educação profissional. Atualmente, as duas modalidades estão presentes em todos os municípios sul-mato-grossenses. Ao todo, 213 escolas da rede estadual oferecem turmas em tempo integral.

Na educação profissional, mais de 50 mil estudantes são atendidos, com investimentos que somam R$ 230 milhões ao longo do ano.

"Essa diversificação nas ofertas e a garantia de boa estrutura para todos faz com que os nossos jovens permaneçam na escola, aprendendo com mais qualidade", afirmou Hélio Daher. Segundo o secretário, a expansão dessas modalidades está entre os fatores que contribuíram para a permanência dos estudantes na escola.

Deixe seu Comentário

Leia Também